terça-feira, 8 de setembro de 2009

"Rebecca" de Daphne Du Maurier

Autora: Daphne Du Maurier

N.º de Páginas:
400

Editora:
Editorial Presença

Preço:
20,00€





Sinopse:


"Escrito em 1938, esta é uma obra de fôlego, diversas vezes adaptada ao cinema. Porém, só em 1941, numa versão de Alfred Hitchcock, o filme ganharia protagonismo, chegando mesmo a vencer dois Óscares, estando nomeado para nove categorias. Um clássico onde os sentimentos adquirem um lugar de destaque. Sentimentos no feminino, já que se trata da história de duas mulheres que se envolvem com o mesmo homem, apenas com uma particularidade: Rebecca está morta. E é o fantasma, embora nunca visível, do seu passado que assombra a nova mulher, agora casada com o nobre britânico e apaixonado de Rebecca. A intriga é assombrosa e ao mesmo tempo envolvente deixando sempre a sensação de que Rebecca é omnipresente. E é com esta imagem antiga que a nova mulher do viúvo Maxim de Winter terá de enfrentar todos os que amavam Rebecca e que a encaram como alguém que veio para lhe roubar o lugar. Rebecca é o romance que celebrizou Daphne du Maurier e que conheceu 28 reedições em quatro anos só na Grã-Bretanha."


Bem agora que terminei de ler "Rebecca" de Daphne Du Maurier posso dizer seguramente que gostei bastante do livro.

Manderley (local onde se desenvolve grande parte da história) foi-me prendendo aos poucos...foi-me conquistando através das suas descrições...foi-me envolvendo.

Comecei a ler este livro com grandes expectativas devido a tantos bons comentários que li no fórum da Estante de Livros. Sim, comecei com muita expectativa e curiosa para saber que mistério teria o livro...que história e personagens seriam essas que consquistavam tantos leitores.

Pois bem, ontem enquanto lia "Rebecca" cheguei a uma parte da história que simplesmente não contava...pois bem se é mistério não vou contar aqui. Leiam o livro lol. Mas posso dizer que fiquei mais que surpresa...não contava...mas a partir daí ainda me agarrei mais ao livro com aquela ânsia de ver os novos desenvolvimentos, embalada pelo folhear das páginas e pela aproximação do fim.

Confesso que me foi difícil pousar o livro com apenas uns 4 capítulos por ler...menos de 50 páginas por ler mas os meus olhos pediam descanso e as horas no relógio avançavam...com muito custo pousei o livro. Afinal, "Rebecca" merecia que lesse os seus capítulos finais com atenção. Bem que tentei acabar de ler os últimos capítulos hoje, durante a minha hora de almoço, mas 1h é sempre pouco...durante o trabalho lá fui lendo mais uns linhas e avançando...cada vez mais próxima do final. Tinha que acabar o livro. Não podia esperar pelas 18h30 para o ler quando chegasse a casa depois do trabalho. Saber que só me faltavam 3 ou 4 páginas para acabar aumentou ainda mais a minha curiosidade. E foi assim que terminei de ler "Rebecca".

O livro tem descrições fantásticas. Personagens deliciosas. E como parti para o livro com a expectativa de que algo iria aconteceu fui estando atenta às descrições...às personagens...às cores...

Aconselho vivamente a leitura deste livro. Comprei-o apenas com base nos comentários que fui lendo e não me arrependo nada. Sem dúvida um livro que não vou esquecer.

Além de uma excelente leitura é também um livro (pelo menos para mim foi) que me fez reflectir sobre as inúmeras comparações que estabelecemos no nosso dia-a-dia. As inevitáveis comparações e primeiras impressões que formamos muitas vezes infundadas e erradas. Quantas vezes as nossas impressões, percepções nos conduzem a uma avaliação incorrecta sobre alguém. Ah, e como as nossas impressões sobre alguém ou algo podem condicionar tanto a nossa maneira de agir, o nosso comportamento, a nossa atitude, até mesmo o nosso sentir. É simplesmente, impressionante! Fez-me reflectir bastante. Deixo este livro mais rica do que quando o comecei. Muitas vezes me questionei "serei tão inteligente como x?/gostará tanto de mim como dela?"...questões aparentemente inofensivas mas que se pensarmos bem acabam por influenciar tudo: a forma de pensar, de agir e de sentir. "Rebecca" deu-me uma nova visão sobre isso...ensinou-me que as comparações muitas vezes são erradas e tão desnecessárias!

Em suma: leiam o livro!!!!!!! Não se vão arrepender (mas é só a minha opinião lol).

14 comentários:

Jacqueline' disse...

Sim, eu também fiquei assim depois de o ler...

Claudia Oliveira disse...

esse livro ha mto que está na mha lista

Diana Barbosa disse...

Eu gostei bastante Jacqueline. E se está na tua lista aconselho-te sem reserva Claudia

Beijinhos

Patrícia disse...

E há muito que também está na minha. Tenho o filme no computador a gritar-me para que o veja... E agora o "Rebecca" escrito naquele pequeno gigante pedaço de papel que anda sempre comigo até pulsa por subir umas quantas posições. Espero brevemente adquiri-lo, ou melhor, pedi-lo nos anos (como está quase lol).

Já agora, depois passa pelo meu cantinho :)
www.pedacinho-literario.blogspot.com

Diana Barbosa disse...

Acho que era uma excelente prenda para pedires Patrícia :D

Já vou espreitar o teu cantinho.

flicka disse...

Gostei muito do teu blog! Fico aguardar a opinião sobre o livro "Escândalo". Apesar da fraqueza literária, não deixa de ser interessante...

Diana Barbosa disse...

Dado ao volume de páginas parece-me que ainda vou demorar um bocadinho a ler "Escândalo" flicka mas assim que terminar deixarei a minha opinião aqui.

Fico contente por saber que gostaste do meu blog :D

Beijinhos

Pedro disse...

Gosto muito do teu blog.

Por acaso estou muito curioso em relação a esse livro. Já me disseram que o livro é muito bom e que tem personagens complexas e originais.

Para mim quanto mais complexa for o enredo e o carácter das personagens melhor. Não gosto muito de livros a preto e branco do estilo ou acaba muito bem ou acaba numa tragédia grega... :P

=)))

Diana Barbosa disse...

Só posso dizer que gostei muito do livro Pedro e que me fez reflectir. Tem personagens deliciosas na minha opinião. É uma questão de espreitares o livro numa livraria :)

Pedro disse...

Vou concerteza lê-lo, Diana! Lá vou eu à biblioteca! =)))

=D

Diana Barbosa disse...

Depois de leres o livro Pedro diz o que achaste :D

Pedro disse...

Fixe Diana! :D
Direi! ;)

Laelany disse...

Diana...o teu comentário dá-me vontade de ir já a correr comprar o livro! Infelizmente não é possível, mas não vou mais adiar a compra deste livro.

Diana Barbosa disse...

Laelany,

Só posso dizer que gostei mto do livro. Acho que vamos ver em não adiar mais a sua leitura :D. Depois diz-me o que achaste.