terça-feira, 6 de abril de 2010

"Observações" (Jane Harris): OPINIÃO

O livro "Observações" da autora Jane Harris da Editorial Presença está disponível a partir de hoje nas lojas e só posso dizer que para mim este livro foi: intrigante!

Quando li na sinopse que a patroa de Bessy lhe pedia para escrever num diário todas as suas actividades durante o dia e os seus pensamentos mais íntimos fiquei imediatamente curiosa.

Bessy (nome utilizado pela personagem adolescente deste livro) encontra emprego na casa de Mrs. Reid e do seu marido James, um senhor com aspirações políticas que durante períodos de tempo se ausenta de casa.

Neste livro "Observações" vamos acompanhando a relação que se vai desenvolver entre Bessy e Mrs. Reid.

Enquanto via a relação que se ia estabelecendo entre a criada e a sua senhora ia ficando surpresa com as coisas que Mrs. Reid pedia a Bessy.

Através de Bessy vamos descobrir que Mrs. Reid teve outras criadas no passado, sendo que também fazia com elas experiências estranhas como mandá-las "sentar-levantar" inúmeras vezes com o intuito de observar o seu comportamento e aferir o seu grau de obediência. Ficamos também a saber que a patroa de Bessy tirava as medidas da face às suas criadas porque queria comprovar que a simetria do rosto revelava a sua personalidade.

Através da leitura fui constatando que Mrs. Reid, através das suas experiências bizarras e observações, estava a tentar fazer um estudo sobre a criadagem e os seus comportamentos, daí que também lhes pedisse para escreverem diários para os ler mais tarde e daí retirar outras conclusões para o seu estudo.

Nesse seu livro "Observações", Mrs. Reid tinha escrito não só sobre as suas anteriores criadas, como também tinha expresso por palavras no papel o que pensava e sabia sobre Bessy. Ao ler o que a sua patroa tinha escrito sobre si Bessy fica surpreendida. Mas o mais interessante neste livro, do meu ponto de vista, foi o mistério à volta de uma anterior criada, de seu nome Nora, que aparentemente tinha morrido ao cair na linha do comboio. Esta morte afectou significativamente Mrs. Reid por considerar Nora a criada perfeita.

Quando Bessy descobre uma arca com coisas de Nora guardada no sotão decide pregar algumas partidas à sua senhora para ela pensar que a casa está assombrada. A sua senhora começa a ficar perturbada com estas situações estranhas começando a acreditar que é o fantasma de Nora que está presente na casa.

Depois vamos acompanhar a jornada de Mrs. Reid e Bessy e foi neste ponto em que me perguntei: será que Mrs. Reid está mesmo com alucinações? É que Mrs. Reid começa a dizer que Nora está viva e que está a esconder-se porque está envolvida nalguns problemas e tem pessoas a seguirem-na. Aí fiquei a pensar: serão alucinações ou Nora não morreu? Como psicóloga comprendo bem que alguém a alucinar acredita que o que vê (no caso de serem alucinações visuais) é efectivamente verdade e é com tal certeza que abordam as questões que podem levar uma pessoa "normal" a questionar-se se são alucinações ou se diz mesmo a verdade.

Entretanto acontecem outras situações graves e o senhor James (marido de Mrs. Reid) acaba por internar a sua esposa num sanatório.

Este livro também nos dá a conhecer o passado de Bessy que foi pautado por situações difíceis e relações atribuladas.

Com uma escrita fluente e descrições da época e das personagens cativante aproximámo-nos do fim do livro a uma velocidade surpreendente, onde nos deparamos com um final deveras inesperado e bastante interessante.

Pela componente dedicada à observação de comportamentos e a abordagem da questão da perturbação mental (alucinações) o livro conquistou-me!

CLASSIFICAÇÃO: 6. Excelente

5 comentários:

Miar à chuva disse...

Tenho muita curiosidade em relação a este livro.
Parece-me ser mesmo muito bom!
Bjinhos e boas leituras
Sandra do blog Vidas Desfolhadas

http://vidasdesfolhadas.blogspot.com/

Diana Barbosa disse...

Eu gostei bastante do livro Sandra. Embora não seja muito dada a livros de época como há uma componente de observação de comportamentos adorei o livro :D

Bia Carvalho disse...

Uau! Que livro diferente!
Pena que (como sempre) ainda não foi lançado no Brasil!!!

Bjs

Diana Barbosa disse...

Pode ser que entretanto o livro seja lançado no Brasil Bia :)

Kézia Lôbo disse...

ADorei a resenha...
tinha lido uma e achei o livro bem interessante
QUero aqui no Brasil XD