terça-feira, 14 de setembro de 2010

"Os rostos do mal" (Ruth Newman): OPINIÃO

O que dizer deste livro? Que é excelente!

Nunca tinha lido nada da autora mas bastou ler a sinopse para ficar curiosa.

Para mim a sinopse reunia os ingredientes essenciais: crimes por explicar, uma testemunha que fica completamente traumatizada e não fala e um psiquiatra que tenta chegar à identificação do assassino de 3 estudantes através desta testemunha, na tentativa de ajudar a polícia.

E, para acrescentar a isto, foram surgindo aspectos enriquecedores ao longo da história.

Primeiro para contextualizar a história do livro: um grupo de estudantes universitários que são amigos. Depois: 3 das estudantes são assassinadas brutalmente, em tempos diferentes do livro. E, para finalizar: 2 testemunhas: Olivia e Nick, pertencentes também a esse grupo de amigos.

Ao testemunhar o 3º crime, Olívia fica em estado de choque e é internada numa clínica psiquiátrica onde o psiquiatra Dr. Denisson vai acompanhá-la ao longo de consultas de terapia.

É nestas consultas, que na minha opinião, aparece um aspecto muito interessante (ainda para mais para uma psicóloga): o distúrbio de personalidade múltipla. Vamos começar a acompanhar Olívia que vai-se abrindo com o psiquiatra e as suas várias personalidades vão-se revelando ao longo das consultas.

Entretanto acompanhamos também a revelação do passado de abusos físicos, psicológicos e sexuais a que Olívia foi sujeita enquanto criança pelo seu pai e outros homens.

Entretanto, sob hipnose, e também em consequência, da relação de confiança estabelecida entre Olívia e o seu psiquiatra, vamos começando a ter conhecimento de aspectos muito interessantes.

Só posso mencionar que entretanto aparece outro suspeito do crime.

E, ao chegar ao capítulo final, deparamo-nos com um final absolutamente inesperado e surpreendente!

É um livro que se lê rapidamente, na ânsia de entender a mente de Olívia e de desvendar a identidade do assassino em série.

Fica só uma nota: nem tudo o que parece é! E tenham sempre em mente o título (na minha opinião fantasticamente escolhido), porque, efectivamente, há pessoas que podem ter vários "rostos" ou máscaras" e que podem ser muito manipuladoras e dissimuladas!

CLASSIFICAÇÃO: 6. Excelente!

P.S. Continuem a participar no passatempo para o livro "Ódio" que foi lançado precisamente hoje pela Editorial Presença!

P.S.2 - Em breve espero publicar a opinião sobre o último volume da Trilogia Millenium! Fiquem atentos por que esta trilogia é extraordinária.

2 comentários:

Prazer da Leitura disse...

Olá Diana

Não aprecio muito policiais, mas fiquei bastante curiosa com a tua opinião.
Realmente quando olhei para a capa, não esperei que a história fosse tão cativante.
Sem dúvida que a tua elucidação sobre este livro dá um complemento fundamental, tanto á capa como á sinopse.

Bjs
Bruna :)

Uma Biblioteca Aberta disse...

Muito interessante! Para mim então que adoro policiais!!!
Mas realmente a capa do livro não é a mais apelativa o que é apelativa é a tua opinião!
Contudo, acho que ao lê-la fica-se a saber muito da história!Ou estarei enganada? Devias pôr o aviso: cuidado spoiler!!Mas é só uma sugestão!
Parabéns pelo blogue e continua assim!!!!