quinta-feira, 31 de março de 2011

"Água, Pedra, Coração" (Will North): OPINIÃO

Aproveitei uma promoção e comprei este livro pela sua sinopse que logo me atraiu e pela sua capa linda :) e depois de lê-lo pensei "fizeste muito bem em comprar o livro Diana! Boa escolha!".

Este é um livro de Will North, autor que eu nunca tinha lido mas que me despertou curiosidade para ler a sua outra obra "Entre o Céu e a Montanha".

Depois de ter concluído esta leitura posso dizer que acho que o título foi divinamente escolhido:

- temos um livro cheio de coração, onde o amor atinge 2 personagens com passados difíceis;

- temos um livro com pedra pois Andrew vai fazer um curso de construção de muros de pedra em Boscastle e onde à medida que vai construindo vedações, vai ele próprio "deitando" abaixo muros que tem dentro de si;

- temos um livro com água, pois Boscastle, um paraíso idílico é atingido por uma tempestade (que ocorreu realmente em 2004 naquela região) unindo aquela comunidade com laços ainda mais fortes;

Adorei a leitura. Adorei as personagens. Adorei as descrições. Adorei a escrita do autor.

E, por tudo isso, fiquei atenta ao livro desde o seu início.

Página a página vamos acompanhar a história de Andrew que, após um divórcio repentino por iniciativa da mulher que amava, vai para Boscastle fazer o curso sobre construção de muros de pedras; depois temos Nicola, uma artista que tem um passado de abusos por parte do ex-marido e de um membro de família (e aqui não pormenorizo mais porque quando li o que tinha acontecido a Nicola enquanto criança caiu-me o queixo e fiquei chocada) que condiciona a sua capacidade de se relacionar com outros homens amorosamente e depois temos Lee, a filha jovem de um casal, que alugou a casa a Andrew, e que é simplesmente uma criança única e especial.

Apaixonei-me por estas três personagens: Lee vai ficar para sempre no meu coração, pela sua maneira de ser e pela sua perspicácia em entender-se com os adultos; e Andrew e Nicola também me conquistaram: são 2 personagens com passados tão reais que, só por esse simples facto, tocam o leitor de uma forma intensa.

"Água, Pedra, Coração" foi para mim um romance que me tocou: não é um simples romance daqueles lamechas, mas sim uma bela história de amor entre 2 personagens que, após tanto sofrimento no passado, conseguem superar os seus medos e desconfianças e reencontram a sua capacidade de amor novamente.

CLASSIFICAÇÃO: 5. Muito Bom!


Para saberem mais sobre este livro cliquem aqui!

As minhas aquisições de Março!

Estas foram as minhas comprinhas de Março!

A culpa é das promoções lol! Já repararam qual é o denominador comum? eh eh

E a resposta correcta é: 5 dos 6 livros são da Editorial Presença :)


PAPIRO: Próximos Eventos






terça-feira, 29 de março de 2011

Resultado do Passatempo Duplo "O Perfume da Savana + A Mulher do Capitão"

Aqui fica o resultado do passatempo duplo realizado em colaboração com a Alfarroba e com o autor Ludgero dos Santos que terminou ontem às 23h59 e que tinha para oferecer 3 packs com os livros "O perfume da Savana + A Mulher do Capitão".

Neste passatempo contamos com 200 participações válidas!

Obrigado por continuarem a participar nestes passatempos :D!

As respostas correctas às perguntas eram:

1. O "onde" são as quentes noites de uma pequena vila no norte de:
Resposta: Angola.

2. O "quando" é a:
Resposta: Guerra Colonial.

3. O "quem" são homens e mulheres que se cruzam numa teia de amor, paixão, ódio e: Resposta: traição.

Desta vez tinhamos 3 packs duplos para oferecer!


As vencedoras do passatempo são:

37. Daniela Alves (Barca - Maia)

59. Rita Alexandra Florindo (Cartaxo)

193. Carla Grilo (Lisboa)

Parabéns!

sábado, 26 de março de 2011

"A maldição do corvo negro" (Ann Cleeves): OPINIÃO

Mais uma vez decidi ler um livro porque a opinião de outra pessoa foi tão boa e tão entusiasta que me influenciou lol.

Assim, no início de Março aproveitei a promoção da Wook e comprei este livro e outro com 20% de desconto cada e com portes grátis.

E, quando peguei n' "A maldição do corvo negro" da autora Ann Cleeves fiquei logo presa ao livro e li 180 páginas seguidas. Posso dizer-vos que li as 300 e poucas páginas deste livro em 3 dias, ou seja, devorei o livro.

Fui logo conquistada pela escrita fluída e directa da autora e criei imediatamente empatia com as personagens que foram aparecendo.

E quando Fran Hunter encontra o cadáver da jovem Catherine Ross o meu "sensor" de curiosidade disparou logo.

Fran encontra a sua vizinha adolescente morta num campo de neve, onde o branco da neve contrasta com o vermelho intenso do sangue e com o negro dos corvos que dançam de volta do corpo morto.

Com descrições directas e cruas e intensas, somos levados para a investigação deste crime. O crime puderia, à partida, parecer de fácil resolução para os investigadores, pelas suspeitas caírem automaticamente sobre o solitário e retardado Magnus Tait, que já se tinha visto envolvido no desaparecimento de outra jovem uns anos atrás.

Só que nada é assim tão simples como pode parecer à primeira vista neste livro e é graças à persistência da Polícia e, ao facto do investigador Perez não acreditar que Tait é o culpado, que se vai continuar a investigar o crime, mesmo depois de Tait ter sido detido e considerado culpado aos olhos da Polícia e de todos os habitantes da comunidade.

Catherine era uma jovem adolescente que tinha em Sally uma amiga. Era também uma jovem que adorava cinema e, que no âmbito da escola, andava a fazer um filme sobre os habitantes da aldeia, tentando através das imagens retratar os seus habitantes.

Aos poucos fui conhecendo os personagens e aproximando-me deles.

E foi quando me aproximei das páginas finais que me caiu o queixo e tive de reler algumas linhas para ver se tinha entendido bem: "então o assassino era aquela pessoa?!?". Bem não queria acreditar, tinha desconfiado de 2 ou 3 pessoas ao longo do livro, mas daquela nunca! E quando entendi as motivações do crime ainda fiquei mais estupefacta!

Com um final surpreendente, uma escrita fantástica e um conjunto de personagens super bem construídas e reais, este foi daqueles policiais que me deu mesmo gozo ler!

Adorei simplesmente!!!

CLASSIFICAÇÃO: Excelente!

P.S. Agora estou mortinha para comprar o livro "Noites Brancas" que é o 2º livro da tetralogia "O Quarteto das Shetland" da autora Ann Cleeves!

terça-feira, 22 de março de 2011

Passatempo Duplo "O Perfume da Savana + A Mulher do Capitão"

O Refúgio dos Livros, em colaboração com a Alfarroba e o autor Ludgero dos Santos, tem para oferecer 3 packs constituídos por 1 exemplar de "O Perfume da Savana + "A Mulher do Capitão".

NOTA: as perguntas do passatempo são todas sobre o livro "A Mulher do Capitão".

Regras do Passatempo:

1) O passatempo decorrerá até às 23h59 do dia 28 de Março.

2) Os dados solicitados (nome completo, email, morada completa, código postal e localidade) têm de ser devidamente preenchidos. Qualquer participação que não possua alguns destes dados é automaticamente anulada.

3) Os vencedores serão sorteados aleatoriamente, sendo o anúncio dos vencedores efectuado por e-mail (para os vencedores) e publicado no blog.

4) Só é aceite uma participação por pessoa/morada e, por questões relacionadas com o envio do prémio só serão aceites participações de residentes em Portugal (continental e ilhas).

5) A morada dos par­ti­ci­pantes tem o intuito de facilitar o processo de envio do exemplar para os vencedores e estes dados não serão utilizados para qual­quer outra finalidade.

As respostas poderão ser encontradas aqui.

Boa sorte :D


segunda-feira, 21 de março de 2011

"Misterioso" (Arne Dahl): OPINIÃO

As novidades da Editorial Presença deixam-me sempre na expectativa e quando são policiais ainda mais e assim que vi este "Misterioso" de Arne Dahl fiquei muito curiosa.

Foi um livrinho de pouco mais de 300 páginas que me acompanhou durante 4 dias e cujo enredo me surpreendeu.

Apesar de ter tido alguma dificuldade com os nomes suecos lá me fui envolvendo na história.

Vamo-nos deparar com uma sequência de assassinatos, cada um deles cometido da mesma forma quase como se tratasse de uma execução ritual. Aos poucos várias personalidades da vida económica do país vão sendo eliminados e aí a Polícia tem de intervir e fazer face a este criminoso.

Vários investigadores são escolhidos a dedo para formarem uma unidade especial - o Grupo A - para analisar este caso.

É um livro cheio de personagens fortes e com um enredo complexo onde morrem altas figuras das finanças e onde surgem suspeitas sobre a máfia.

Acompanhei os passos deste Grupo A com muita atenção, à medida que iam tentando perceber a ligação entre cada uma das pessoas assassinadas, de forma a irem ao encontro do assassino.

Só a chegar ao fim é que nos deparamos com a identidade do criminoso e eu posso dizer-vos que fiquei surpreendida ao saber quem era o autor dos crimes. Quando comecei a entender as motivações do autor das mortes é que comecei a ligar as peças!

É um livro a não perder! Com personagens muito diferentes e muito inteligentes e com uma trama bem construída que nos mantém em suspenso até às páginas finais!

CLASSIFICAÇÃO: 5. Muito Bom!

NOTA: Este foi o livro seleccionado para o Desafio Literário de Março: autor nunca lido e acho que foi uma excelente escolha :)

Para saberem mais sobre este livro cliquem aqui

Resultado Passatempo Presença "Misterioso"

Aqui fica o resultado do passatempo realizado em colaboração com a Editorial Presença que terminou ontem às 23h59 e que tinha para oferecer 1 exemplar do livro "Misterioso" do autor Arne Dahl.

Neste passatempo contamos com 186 participações válidas!

Obrigado por continuarem a participar nestes passatempos :D!

As respostas correctas às perguntas eram:

1. Este livro pertence a que colecção?
Resposta: Colecção Minutos Contados.

2. O que lembra o modus operandi?
Resposta: lembra uma execução ritual.

3. Arne Dahl é o pseudónimo de:
Resposta: é o pseudónimo de Jan Arnald

4. Além de escritor, Arne Dahl é também:
Resposta: é também editor e crítico literário.

Desta vez tinhamos 1 livro para oferecer!

O vencedor do passatempo é:

39. Bruno Lobato (Massamá)

Parabéns!

domingo, 20 de março de 2011

"O Indesejado" (Sarah Waters): OPINIÃO

A história de "O Indesejado" centra-se numa zona rural onde existe a propriedade Hundreds Hall, pertencente à família Ayres há várias gerações.

Tive oportunidade de ler este livro na sequência do passatempo realizado em colaboração com a Editorial Bizâncio e, apesar de não ser policial, ouve uma frase na sinopse que me intrigou imediatamente: "Mas estarão os Ayres assombrados por algo mais sinistro do que um modo de vida que está a desaparecer»?

Esta questão deixou-me com "a pulga atrás da orelha" e assim comecei a leitura do livro.

Quando a empregada adolescente dos Ayres adoece - Betty - o Dr. Faraday desloca-se a Hundreds Hall e, logo no início do livro, leva-nos pelas suas memórias de Hundreds Hall enquanto menino já que a sua mãe tinha sido criada doutra geração de Ayres.

E é a comparação entre as memórias de criança do Dr. Faraday, pautadas pela majestosidade e elegância de Hundreds Hall, e a realidade actual que o vão deixar surpreendido: encontra uma Hundreds Hall envelhecida, sem as condições fantásticas que outrora tivera.

Acho que logo desde início que a propriedade de Hundreds Halls deixa o Dr. Faraday fascinado e aos poucos este vai envolvendo-se com a familía Ayres, constituída pela mãe (Mrs. Ayres) e os seus dois filhos jovens: Caroline e Roderick.

Quando o Dr. Faraday consulta a jovem Betty percebe que ela não está doente mas constata, ao mesmo tempo, que a criada adolescente parece ter medo daquela casa e ela própria lhe diz que há "uma coisa ruim aqui".

E, à medida que fui lendo, fui vendo como se passava de uma relação de médico - família Ayres para amigo - família Ayres. Parece que Hundreds Hall exercia uma magia sobre o Dr. Faraday levando-o a visitar aquela família cada vez com maior assiduidade.

Ao mesmo tempo, a autora, através de uma escrita envolvente e elegante, vai-nos apresentando esta família Ayres que, embora vivendo numa Hundreds Hall que já não é brilhante como no antigamente, parece ainda viver no passado, quase como que fixada numa outra época.

Aos poucos vão acontecendo coisas estranhas e aí comecei a ficar cada vez mais curiosa: enquanto Roderick acreditava que havia um mal naquela casa, o Dr. Faraday, enquanto médico, tinha uma explicação mais científica para os acontecimentos: Roderick estava com um esgotamento nervoso que o levava a ter alucinações.

Ao longo do livro vamos vendo que este "mal" (seja ele assombração ou doença mental) vai acompanhar, um a um, cada elemento da família.

As descrições envolventes e os acontecimentos realmente estranhos aliados a uma leitura destas passagens já madrugada a dentro, são capazes de nos deixar a olhar por cima do ombro não vá aparecer um fantasma (eu, como li, as 100 páginas finais do livro já depois da meia-noite confesso que fiquei com algum receio, tão envolvente era a leitura).

E, embora tenha uma formação académica que me dizia "fantasmas não existem e esta família Ayres está é toda perturbada" também dei por mim a questionar-me se seria mesmo doença mental ou se seria assombração.

Acho que esta é a grande questão do livro e cada um acreditará no que quer e fará a sua análise pessoal.

Foi sem dúvida um gosto conhecer a escrita da autora Sarah Waters que me conseguiu envolver e fazer entrar no fascínio de Hundreds Hall.

CLASSIFICAÇÃO: 4. Bom!

sábado, 19 de março de 2011

Vamos Jogar?













1. "A sombra do vento" da Carlos Ruiz Zafon.

2. De novo "A sombra do vento" da Carlos Ruiz Zafon (para mim é simplesmente um livro mágico!)

3. Só posso dizer um? ohhh! Digo: "O Sopro do Mal" (marcou-me)

4.
- A menina dos policiais
- Prazer da Leitura
- Leituras de A a B
- Pedacinho Literário
- Páginas Desfolhadas
- Livros, o meu vício
- My Imaginarium
- Marcador de livros
- Uma biblioteca aberta
- O Prazer das Coisas
Obrigado por te lembrares de mim Ana! Beijinhos :)

segunda-feira, 14 de março de 2011

Passatempo Presença "Misterioso" de Arne Dahl

O Refúgio dos Livros, em colaboração com a Editorial Presença, tem para oferecer 1 exemplar do livro "Misterioso" do autor Arne Dahl que irá ser lançado amanhã dia 15 de Março e que promete ser mais um policial de qualidade.

Regras do Passatempo:

1) O passatempo decorrerá até às 23h59 do dia 20 de Março.

2) Os dados solicitados (nome completo, email, morada completa, código postal e localidade) têm de ser devidamente preenchidos. Qualquer participação que não possua alguns destes dados é automaticamente anulada.

3) O vencedor será sorteado aleatoriamente, sendo o anúncio do vencedor efectuado por e-mail (para o vencedor) e publicado no blog.

4) Só é aceite uma participação por pessoa/morada e, por questões relacionadas com o envio do prémio só serão aceites participações de residentes em Portugal (continental e ilhas).

5) A morada dos par­ti­ci­pantes tem o intuito de facilitar o processo de envio do exemplar para o vencedor e estes dados não serão utilizados para qual­quer outra finalidade.

As respostas poderão ser encontradas aqui.

Boa sorte :D

domingo, 13 de março de 2011

"Vingança a Sangue Frio" (Jo Nesbo): OPINIÃO

Comprei este livro na Feira do Livro do Porto do ano passado e agora que a Feira do Livro deste ano se começa a aproximar é que começei a lembrar-me que o ano passado comprei 10 livros e ainda só tinha lido 3 lol.

Por isso decidi tentar ler mais alguns dos livros que comprei o ano passado na Feira do Livro, senão até me pesa a consciência de querer comprar mais na Feira deste ano lol.

Assim, e após me terem falado tão bem deste livro e de uma certa menina dos policiais ter adorado e devorado este livro (já sabes que as tuas sugestões são sempre tidas em atenção por mim :p) decidi pegar nele.

E depois de o ter lido fiquei a pensar: por que é que eu não li este livro à mais tempo?!?

Foi a sinopse misteriosa e com crime à mistura e a capa apelativa que me levaram até este livro na Feira do Livro porque nunca tinha lido nada do autor Jo Nesbo.

Peguei no livro e após um arranque lento na leitura no primeiro dia, decidi concentrar-me no livro e ver afinal porque me diziam que era tão bom e quando, no 2º dia de leitura, li 150 páginas seguidas comecei a desconfiar que o livro me ia conquistar e conquistou.

Quando o Inspector Harry Hole assiste a um assalto a um banco seguido da execução da senhora da caixa à sua frente, as peripécias vão começar e, sendo ele Inspector, vai ser destacado para investigar o caso. E aí começamos a pensar: se alguém queria era assaltar o banco e ficar com o dinheiro porquê a necessidade de matar alguém? Porque não pegou no dinheiro e fugiu? E são estas questões que vão deixar Harry Hole a pensar que aquele assalto não foi apenas um assalto, mas sim um homícidio disfarçado com a parte do assalto.

E depois a história à volta de Harry adensa-se quando uma ex-namorada lhe liga e o convida para jantarem. E perguntam vocês: mas que interesse tem isso? Tem muito interesse porque, a ex-paixão de Harry - Anna - aparece morta no dia seguinte e para apimentar ainda mais as coisas, o Inspector Harry Hole não se recorda de nada da noite passada. E agora? Já estão curiosos? Pois eu também fiquei.

Ao analisar o local do crime e a posição da vítima e a localização da arma do crime, a polícia concluiu que foi suicídio, mas Harry não está assim tão convencido dessa tese e, ainda para mais, nem sabe se terá ele sido o autor de um crime dada a sua amnésia temporária.

A juntar a tudo isto ainda temos o investigador Tom Waaler, que não gosta nada mas mesmo nada de Harry Hole e que, como um cão, começa a farejar à volta do caso de Anna e a descobrir algumas coisas para tramar o companheiro de profissão.

É um livro cheio de personagens cativantes, com um enredo muito bem construído, ao qual se juntam várias pitadas de mistério, que nos levam a ficar agarrados às páginas.

Gostei bastante da personagem de Harry Hole e posso dizer que fiquei com nervos ao ler sobre Tom Waaler.

O autor Jo Nesbo tem outro livro publicado em Portugal anterior a este: "O Pássaro de Peito Vermelho" que eu não tenho mas que tenciono comprar.

São vários os livros com o Inspector Harry Hole, sendo que os 2 primeiros não estão publicados em Portugal.

O terceiro livro com Harry Hole é então "O Pássaro de Peito Vermelho" e "Vingança a Sangue Frio" é o 4º livro. E segundo a Editora Livros d'Hoje - Leya me informou, após os ter questionado sobre mais livros do autor, fiquei a saber que pretendem publicar aquele que é o 5º livro do autor (cá em Portugal será o 3º) até final deste ano. Vamos ficar a aguardar, eu pelo menos ficarei na expectativa, de que este "pretendemos publicar" seja cumprido :)!

CLASSIFICAÇÃO: 6. Excelente!

sábado, 12 de março de 2011

Resultado Passatempo "John Lennon nunca morreu e outros contos fantásticos" de Catarina Coelho

Aqui fica o resultado do passatempo realizado em colaboração com a autora Catarina Coelho que terminou ontem às 23h59 e que tinha para oferecer 1 exemplar autografado do livro "John Lennon nunca morreu e outros contos fantásticos".

Neste passatempo contamos com 159 participações válidas!

Obrigado por continuarem a participar nestes passatempos :D!

As respostas correctas às perguntas eram:

1. Quantos contos tem este livro?
Resposta: 7 contos.

2. Como se chama o primeiro conto do livro?
Resposta: "John Lennon nunca morreu".

3. Diga o nome de mais 2 contos deste livro.
Resposta: Qualquer um destes: A troca, Pequenos demónios, O Sacrifício, E nada mais importa, Espelhos ou Espírito da Natureza.

Desta vez tinhamos 1 livro autografado pela autora para oferecer!

A vencedora do passatempo é:

131. Marlene Aguiar Leitão (Fânzeres)

Parabéns!

sexta-feira, 11 de março de 2011

Presença publica a 15 de Março "Misterioso" de Arne Dahl

No próximo dia 15 de Março, a Editorial Presença publica o thriller de estreia de Arne Dahl - "Misterioso".

"Misterioso" de Arne Dahl
Título Original:
Misterioso
Tradução: Ulla Baginha
Páginas: 312
Colecção: Minutos Contados Nº 32
PREÇO COM IVA: 18,50€
ISBN: 978-972-23-4505-7

Data de Publicação: 15 Março 2011

THRILLER SUECO DE ESTREIA
VENDE MAIS DE UM MILHÃO DE EXEMPLARES

Sinopse:
Estocolmo, meados dos anos de 1990. Thelonious Monk e uma gravação rara do trecho musical «Misterioso» são o fim condutor de um caso policial: figuras bem conhecidas da alta finança começam a aparecer mortos, segundo um modus operandi que lembra uma execução ritual. Tudo indica que o assassino não vai parar e a Polícia organiza um grupo de elite para trabalhar exclusivamente naquele caso. Arne Dahl constrói um enredo complexo servido por recursos linguísticos de grande nível, reflexões sobre a vida social e a existência humana, sem nunca perder o ritmo da acção nem o estupendo sentido de humor.

Sobre o autor:

Arne Dahl
é o pseudónimo de Jan Arnald (nascido na Suécia, em 1963), que, além de escritor, é também editor e crítico literário . Este é o seu romance de estreia, que deu origem a uma série de histórias independentes protagonizadas pelo Grupo A. Reconhecido internacionalmente, Arne Dahl é considerado um dos melhores autores de thrillers da actualidade.

quarta-feira, 9 de março de 2011

"As dez figuras negras" (Agatha Christie): OPINIÃO

O que dizer de mais este livro de Agatha Christie? Que tem os ingredientes certos, mais uma vez, porque nos consegue deixar na expectativa até ao final. A autora revela uma grande capacidade para nos surpreender até à última página.

Neste “As dez figuras negras” temos um grupo de 10 desconhecidos que recebem cartas e são atraídos a irem para uma mansão numa ilha isolada.

Quando ouvem uma voz, que não sabem de quem é nem de onde vem, a acusar cada um dos 10 de guardaram segredos terríveis todos ficam sem perceber o que se passa e quando um deles morre nesse jantar todos vão perceber que algo de muito estranho se passa.

De um ambiente de ligeira estranheza vamos passar para um cenário de desconfiança total quando, um a um, os visitantes da ilha vão sendo assassinados.

Quando percebem que o dono da mansão, de quem receberam convites para irem à ilha, não se encontra na ilha e que apenas os 10 e os 2 empregados se encontram na ilha, a tensão aumenta e a desconfiança também, ao perceberem que o assassino só poderá ser um deles…mas quem será?

À medida que as mortes vão acontecendo, nós leitores pensamos que estamos a aproximar-nos do assassino mas a questão “quem é o assassino?” só é esclarecida mesmo nas páginas finais.

E posso dizer-vos que li este livro e que fui desconfiando deste e daquele e que, quando chegou o fim, pensei “bem então este era o assassino”…mas no epílogo tive uma surpresa e só aí é que percebi verdadeiramente quem era o criminoso e como conseguiu engendrar tudo.

Em suma, mais um livro bom desta autora que nos consegue manter em suspense até à página final.

CLASSIFICAÇÃO: 5. Muito Bom!

terça-feira, 8 de março de 2011

Resultado Passatempo Bizâncio: "O Indesejado"

Aqui fica o resultado do passatempo realizado em colaboração com a Bizâncio que terminou às 23h59 de 6 de Março e que tinha para oferecer 3 exemplares do livro "O Indesejado" da autora Sarah Waters.

Neste passatempo contamos com 219 participações válidas!

Obrigado por continuarem a participar nestes passatempos :D!

As respostas correctas às perguntas eram:

1. A acção do livro decorre em que zona rural?
Resposta: na zona rural de Warwickshire.

2. Como se chama a família que vive em Hundreds Hall?
Resposta: família Ayres.

3. Quem são os proprietários da casa isolada?
Resposta: mãe, filha e filho.

4. "O Indesejado" foi finalista de que prémio?
Resposta: Finalista do Booker Prize 2009.

Desta vez tinhamos 3 livros para oferecer!

Os vencedores deste passatempo são:

13. Luís Faria (Cristelo - Barcelos)

116. Raquel França (Feijó)

146. Catherine Gonçalves (Santo Tirso)

Parabéns!

sexta-feira, 4 de março de 2011

Passatempo "Jonh Lennon nunca morreu e outros contos fantásticos" de Catarina Coelho!

Para arrancarmos bem para o fim-de-semana que está aí mesmo mesmo pertinho, o Refúgio dos Livros dá início a mais um passatempo, desta vez realizado em colaboração com autora do livro - Catarina Coelho, para oferecer 1 exemplar autografado do seu livro "John Lennon nunca morreu e outros contos fantásticos"!

Regras do Passatempo:

1) O passatempo decorrerá até às 23h59 do dia 11 de Março.

2) Os dados solicitados (nome completo, email, morada completa, código postal e localidade) têm de ser devidamente preenchidos. Qualquer participação que não possua alguns destes dados é automaticamente anulada.

3) O vencedor será sorteado aleatoriamente, sendo o anúncio do vencedore efectuado por e-mail (para o vencedor) e publicado no blog.

4) Só é aceite uma participação por pessoa/morada e, por questões relacionadas com o envio do prémio só serão aceites participações de residentes em Portugal (continental e ilhas).

5) A morada dos par­ti­ci­pantes tem o intuito de facilitar o processo de envio do exemplar para o vencedor e estes dados não serão utilizados para qual­quer outra finalidade.

As respostas correctas podem ser encontradas aqui.

Boa sorte!

Relembrar passatempo "O Indesejado"

Não se esqueçam que ainda está a decorrer o passatempo para o livro "O Indesejado", em colaboração com a Bizâncio, até às 23h59 do próximo domingo, dia 6 de Março, com oferta de 3 exemplares!

Toca a participar aqui :)

quarta-feira, 2 de março de 2011

"John Lennon nunca morreu e outros contos fantásticos" (Catarina Coelho): OPINIÃO

Sim, eu sei que ando a ser malandra por não publicar logo as minhas opiniões mas meto-me a ler livros atrás de livros e depois as opiniões vão ficando pendentes. Por esse facto, peço desde já desculpa a todos que visitam este cantinho. Tentarei mudar este aspecto daqui para a frente.

Hoje deixo-vos a minha opinião sobre o livro "John Lennon nunca morreu e outros contos fantásticos" da jovem autora Catarina Coelho a quem, desde já agradeço a oferta do livro para leitura.

Foi o primeiro livro que li da autora e fiquei impressionada. É um livro constituído por 7 contos:

1. John Lennon nunca morreu
2. A troca
3. Pequenos demónios
4. O Sacrifício
5. E nada mais importa
6. Espelhos
7. Espírito da Natureza

Digo que fiquei impressionada porque gostei muito da escrita da autora e porque senti que cada pequeno conto me transmitia uma mensagem e uma lição a reter.

Apesar de se tratar de um livro de contos, posso dizer-vos que cada conto tem um início, meio e fim e que se, por ventura alguém pudesse pensar que o facto de se tratar de um conto puderia tornar o texto restricto ou inacabado, estaria a pensar mal.

Cada conto é uma história concluída, com um final claro onde aprendemos algo.

É para mim difícil dizer que conto gostei mais porque gostei de todos sou-vos sincera.

Acho que este livro nos transmite várias mensagens (esta é apenas a minha interpretação): que nunca devemos desistir de algo e que tudo é possível se acreditarmos, que os nossos actos têm consequências, que todos nós temos dentro de nós pequenos demónios e inseguranças que mais cedo ou mais tarde se revelam, que por vezes temos de sacrificar algo para obter algo mais grandioso, que a nossa verdadeira essência sempre transparece e que o mal tem seu castigo.

Hei-de seguir esta autora e posso-vos dizer que em breve teremos passatempo para este livro, com oferta de 1 exemplar autografado pela autora, a quem volto a agradecer a oferta do exemplar para a realização do passatempo!

CLASSIFICAÇÃO: 5. Muito Bom!

terça-feira, 1 de março de 2011

Algumas novidades de Março do Clube do Autor

Clube do Autor - Novidades Março: Quinta-feira, 3 de Março, é o dia em que chegam às livrarias nacionais "O Segredo de Afonso III", romance de estreia de Maria Antonieta Costa, e "A Casa dos Amores Impossíveis", título que valeu a Cristina López Barrio comparações com os grandes nomes do realismo mágico, García Márquez e Isabel Allende.

O Segredo de Afonso III, obra de estreia de Maria Antonieta Costa, é um desses livros que não se lêem, vivem-se. Baseado em factos e personagens reais, a começar pelo protagonista, D. Afonso III, quinto rei de Portugal, trata-se de um romance épico, original e poderoso, predestinado a converter-se num clássico.

Em Lisboa, na segunda metade do século XIII, no Paço Real de Xabregas, o rei Afonso III morre em delírio mencionando um segredo. Entre o funeral régio e a coroação do jovem D. Dinis, seguem-se duas outras mortes misteriosas.

Assim começa este vertiginoso e emocionante relato em torno da vida e morte de Afonso III, um romance fruto de uma rigorosa investigação factual e de uma hábil reconstrução histórica. Ambientado num período de intrigas e manobras políticas, O Segredo de Afonso III é, ainda assim, um romance com um forte contraste passado-presente.

No livro, Maria Antonieta Costa ultrapassa em muito o legado de D. Afonso III, notável administrador, fundador e responsável pelo repovoamento de muitos lugares abandonados e mentor da conquista definitiva do Algarve. Na obra, o leitor tanto viaja até à época medieval como regressa ao século XXI.

Eunice Bacelar, investigadora, acaba de descobrir no espólio documental do Archivio Segreto Vaticano, vários séculos após a morte de Afonso III, uma enigmática mensagem sobre estranhas ocorrências envolvendo uma concubina, um escravo, um físico e o único Papa português, João XXI. Que mistérios esconderá, afinal, aquele pergaminho?

Entre Lisboa e Roma, contrapondo factos históricos e descobertas recentes, O Segredo de Afonso III é um romance destinado a todos os leitores mas sobretudo a todos os apaixonados pela História nacional.


Mais de 25.000 leitores em menos de um mês deram a Cristina López Barrio, a autora de A Casa dos Amores Impossíveis, o estatuto de fenómeno literário em Espanha no último Verão. Seguiram-se os TOP de vendas das principais livrarias, os suplementos culturais da imprensa espanhola e, entretanto, o reconhecimento internacional.

Paixão, ódio, tragédia, vingança, um original estilo narrativo que se apropria do realismo mágico e um grupo de personagens inesquecíveis são os condimentos do romance de López Barrio, entretanto traduzido para várias línguas.

No livro, as mulheres Laguna carregam uma terrível maldição desde o início da sua linhagem: umas atrás das outras sofrem de males de amor e só dão à luz meninas que perpetuam essa herança cruel. Mas quando, após décadas de paixões proibidas e de amores trágicos, nasce o primeiro varão na família, abre-se a porta da esperança. Será o fim da maldição das mulheres Laguna?

Em linha com as grandes sagas familiares da história da literatura, A Casa dos Amores Impossíveis acompanha várias gerações e momentos históricos distintos, combinando de forma assombrosa o real e o mágico.

Se a mãe de Clara, a bruxa Laguna que vê o futuro no esqueleto de um gato, é fruto da imaginação da autora e remete para o realismo mágico em que se inscreve esta obra, já a guerra de Cuba e a consequente derrota espanhola são parte real da História do país vizinho.

NOTA: No final do mês, dia 23, juntam-se-lhe Consultório Médico, de Mário Cordeiro, Um Rapaz às Direitas e Férias Grandes, ambos de Odete Saint Maurice, A Conspiração do Silêncio, thriller do consagrado escritor David Baldacci, e, na chancela Marcador, O Meu Verão com Gatsby, de Danielle Ganek.

Papiro: Novidades de Março






















"Maldito Karma" (David Safier): OPINIÃO

Ora bem que dizer deste livro?

Primeiro que tem uma capa muito apelativa, um título que nos deixa com curiosidade e que li as suas 280 páginas em 2 dias lol.

Posso também dizer que nunca tinha lido nada do autor mas depois de ter lido este "Maldito Karma" estarei mais atenta ao autor David Safier.

E perguntam vocês: mas porquê? Que tem o livro de especial?

Pois passo a explicar: achei a escrita do autor muito inteligente, divertida e mordaz.

Acompanhamos a viagem de Kim, uma apresentadora de televisão cheia de sucesso, casada e com uma filha que morre e reencarna numa formiga. E pensam vocês "numa formiga? mas isso é tão fantasioso!"...sim pode ser considerado um pouco fantasioso para quem não acreditar na reencarnação ou então ter sido apenas uma forma do autor nos dizer que não sabemos o que nos acontece depois da morte e que os nossos actos em vida puderão ter consequências depois da morte.

Quando li as primeiras frases do livro fiquei logo presa: "O dia da minha morte não teve graça nenhuma. E não foi só porque morri. Para ser mais exacta, isso ficou mais ou menos em sexto lugar no ranking dos piores momentos do dia". Comecei logo a pensar o que poderia ser pior que a morte?

Embarcamos numa aventura. Uma escrita muito fluída. Capítulos muito pequenos. Muitos diálogos e acontecimentos.

Kim, enquanto foi viva, não foi boa pessoa: traiu o marido, negligenciou a filha e maltratou colegas de trabalho por isso quando morre reencarna numa formiga. Depois são peripécias atrás de peripécias, enquanto Kim vai morrendo sucessivas vezes e reencarnando noutros animais...quanto mais bom karma acumular melhor porque só acumulando uma boa quantidade de bom karma é que conseguirá viver de novo.

E foi durante esta jornada em que reencarnou em vários animais que Kim vai percebendo que realmente não se comportou bem em vida e que ainda tem sentimentos pelo marido e que sente saudades da filha.

Este livro é a viagem e a luta de Kim para voltar a viver e poder ter a oportunidade de rectificar os seus erros!

Efectivamente e, tal como diz no livro, este é divertido, ácido e terno. Tudo em simultâneo, porque embora nos possa parecer um bocado fantasioso, nos transmite lições e nos faz pensar nos nossos comportamentos em vida.

Foi um livro que me prendeu, daquelas leituras que me soube mesmo bem fazer, que me fez rir às gargalhadas ao ponto de chorar (sim porque quando me dá um ataque de riso à séria não consigo parar) e que me fez reflectir sobre a vida.

CLASSIFICAÇÃO: 6. Excelente!