domingo, 29 de setembro de 2013

"Segredos do Passado" (Deborah Smith): OPINIÃO!

Depois de ter lido "O Café do Amor" não descansei até arranjar os outros dois livros da autora Deborah Smith: "Segredos do Passado" e "A Doçura da Chuva". Em Agosto decidi perder-me nas páginas de "Segredos do Passado" e finda a leitura posso dizer que a escrita envolvente da autora me encanta.

A partir da voz de Claire Maloney ficamos a conhecer a sua história e a de Roanie que nos vai levar através de uma narrativa plena de sentimentos, emoções, surpresas e segredos. No início conhecemos Claire e Roanie enquanto crianças, que embora provenham de mundos muito diferentes, constroem uma amizade de alicerces fortes. Claire provém de uma família numerosa com raízes irlandesas onde não faltam nem afectos nem bens materiais, o que faz com que Claire viva uma vida tranquila e sem grandes preocupações, ao passo que Roanie Sullivan vive com um pai abusivo, sem qualquer suporte afectivo ou material o que faz dele uma criança esquiva que se tenta manter à margem das outras pessoas. Apesar desta barreira aparentemente intransponível, Claire consegue ver em Roanie alguém merecedor da sua amizade, mesmo que esta relação de crianças não seja bem vista pela sua família.

Com o decorrer da narrativa, o leitor envolve-se na leitura e na vida não só de Claire e Roanie, mas também das suas famílias, daqueles que os rodeiam e que, por si só, contribuem para a riqueza de intrincados afectos.

Quando um acontecimento inesperado afasta Claire e Roanie, vamos acompanhar o seu crescimento e encontrá-los vinte anos depois, já adultos e com as suas vidas construídas. Mas a verdade é que aquela amizade de crianças nunca chegou a ser esquecida. Um laço muito forte uniu Claire e Roanie desde início e agora em adultos vamos assistir ao seu reencontro com todo o sofrimento e revelações dolorosas que isso possa acarretar.

"Segredos do Passado", mais do que a história de Claire e de Roanie, é a história de muitas outras personagens que contribuíram, de alguma forma, para a evolução das vidas destes dois amigos. Com o presente vem a verdade, a dor, o espanto e o desvendar de segredos do passado inesperados.

A autora Deborah Smith consegue brindar o seu leitor com uma história onde sentimos, de forma intensa, a necessidade de se ser amado, de se pertencer a um sítio, de se ter um lar e nos sentirmos parte integrante e essencial de um núcleo familiar. "Segredos do Passado" consegue arrebatar-nos e levar-nos por uma narrativa onde está presente uma história de amizade e de amor, mas também todo um mundo de outros sentimentos e mistério.

A escrita doce e simples da autora Deborah Smith consegue transmitir tranquilidade ao leitor, ao mesmo tempo que o enredo de segredos e suspense o conduz numa ânsia para descobrir o que aconteceu no passado e como irão as personagens lidar com a verdade a partir daí.

"Segredos do Passado" é sem dúvida um livro cheio de personagens fortes que mediante as suas vivências, os seus comportamentos e as suas atitudes influem no decurso de uma história, assim como se trata de uma narrativa marcadamente emocional que cativará facilmente vários leitores.

CLASSIFICAÇÃO: 5. Muito Bom!


4 comentários:

Patricia Paredes disse...

Olá! Gostaria de saber onde vc conseguiu comprar esses livros. Não encontro em lugar algum. Obrigada. bj

Diana Barbosa disse...

Boa tarde Patrícia,

Podes comprar o livro online aqui:

http://www.wook.pt/ficha/segredos-do-passado/a/id/3195796

Bjs

Anónimo disse...

Este livro é maravilhoso, havia lido A doçura da Chuva e procurei por outras obras da escritora que na minha opinião são maravilhosas. Na minha opinião, deveria ser transformado em filme. Shirley

Anónimo disse...

Segredos do Passado é um dos livros mais lindos que já li, comovente, emocionante, amei, li outros livros da autora, A doçura da chuva e o Café do amor, confesso que amei. Shirley.