sábado, 29 de dezembro de 2012

"Sangue Vermelho em Campo de Neve" (Mons Kallentoft): OPINIÃO!

"Sangue Vermelho em Campo de Neve" é o primeiro volume da tetralogia do autor Mons Kallentoft protagonizada pela inspectora Malin Fors.

O autor presenteia-nos com um cenário repleto de frio e de neve e leva-nos até à cidade sueca de Linköping onde num manto branco de neve ocorre um crime.

A pequena e calma cidade de Linköping vê a sua tranquilidade abalada por um crime sangrento e cruel: o corpo de um homem, nu e obeso, é encontrado pendurado num carvalho.

A inspector Malin Fors depara-se com um crime macabro e vê-se a braços com um mistério de difícil resolução.

A neve branca e gélida pintada de vermelho do sangue humano apagou todas as pistas do crime e, como tal, a inspector Malin Fors vai-se deparar com uma investigação criminal particularmente complexa.

O leitor embrenha-se numa leitura pautada pela acção e pelo suspense, ao mesmo tempo que vai conhecendo as personagens: as suas relações familiares, de vizinhança e de amizade.

O leitor é confrontado com personagens com personalidades complexas, ao mesmo tempo que se depara com um mundo obscuro de crimes, seitas e segredos familiares enigmáticos que o levam a suspeitar de várias personagens.

A narrativa deste policial é ritmada e a trama apresenta-se pautada por intrincadas relações humanas, o que confere uma aura de mistério a este livro.

Tratando-se "Sangue Vermelho em Campo de Neve" do primeiro volume de uma tetralogia, o autor Mons Kallentoft mostra uma capacidade vincada para agarrar o leitor e despertar a sua curiosidade.

A construção profunda das personagens e os seus caracteres particulares e complexos conferem uma riqueza adicional a este livro.

Finda a leitura ficou a vontade de ler os próximos volumes desta tetralogia para ficar a conhecer não só novos crimes e mistérios, mas também para assistir à evolução da carismática inspectora Malin Fors.

CLASSIFICAÇÃO: 4. Bom!


sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Miminho de Natal [2]: Presença - Resultado


Aqui está o resultado do Miminho de Natal realizado com a preciosa colaboração da Editorial Presença que terminou dia 23 de Dezembro às 23h59 e que tinha para oferecer 1 exemplar do livro "Uma Deusa para o Rei" da autora Mari Pau Domínguez!

Neste passatempo contamos com 269 participações válidas! (algumas participações moradas repetidas: estejam atentos às regras em próximos passatempos).

Obrigado por continuarem a participar nestes passatempos :D!

As respostas correctas às perguntas eram:

1. A acção de "Uma Deusa Para o Rei" decorre em que cidade?
Resposta: Salamanca.

2. Como se chama o futuro rei que antecipa inquieto o momento que mudará a sua vida?
Resposta: Filipe II de Espanha.

3. A autora Mari Pau Domínguez além de escritora é jornalista:
Resposta: Verdadeiro.

Desta vez tínhamos 1 livro para oferecer!

A vencedora do passatempo é:

68. Isabel Azevedo (Amadora)

Parabéns!


quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Miminho de Natal [1]: Porto Editora - Resultado

Aqui está o resultado do Miminho de Natal realizado com a preciosa colaboração da Porto Editora que terminou dia 23 de Dezembro às 23h59 e que tinha para oferecer 1 exemplar do livro "Rendida" da autora Sylvia Day!

Neste passatempo contamos com 336 participações válidas! (algumas participações com respostas erradas, moradas repetidas: estejam atentos às regras em próximos passatempos).

Obrigado por continuarem a participar nestes passatempos :D!

As respostas correctas às perguntas eram:

1. "Rendida" é o primeiro livro da série:
Resposta: Crossfire.

2. Gideon Cross é um homem lindo, fascinante, um pouco louco e muito sedutor:
Resposta: verdadeiro.

3. Como se chama a autora de "Rendida"?
Resposta: Sylvia Day.

Desta vez tínhamos 1 livro para oferecer!

A vencedora do passatempo é:

151. Maria João Baião (Mem Martins)

Parabéns!



quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

"Longe do meu coração" (Júlio Magalhães): OPINIÃO!

"Longe do meu coração" foi a minha estreia com o autor Júlio Magalhães e este livro, através de uma escrita simples, remete-nos para o drama da emigração portuguesa para França nos anos 60.

Conduzidos pela personagem de Joaquim, um jovem habitante de uma pequena aldeia com sonhos e vontade de uma vida melhor, vamos embarcar numa história que concilia as dores de um emigrante e o romance entre um português e uma francesa.

Através de uma escrita simples e directa, o autor Júlio Magalhães traça um retrato realista no que toca aos perigos inerentes à emigração de Portugal para França nos anos 60: muitos tentavam dar o salto para França na clandestinidade e viam o seu sonho ser interrompido ao serem descobertos ou ao encontrar a própria morte pelo caminho.

Na sua narrativa directa, o autor Júlio Magalhães conta-nos as inúmeras dificuldades que Joaquim viveu ao dar o salto para França.

Joaquim parte de Portugal com o sonho de alcançar uma vida melhor e repleto de expectativas de encontrar melhores condições em França e chegado ao seu destino depara-se com um cenário completamente diferente: os emigrantes portugueses, para conseguirem juntar dinheiro para enviar para as suas famílias em Portugal e para conseguir amealhar para um dia construírem uma vida melhor no país que os viu nascer, têm de viver em condições miseráveis em França e têm de se submeter a horas e horas de trabalho árduo e intenso.

À parte desta retrato realista e sem floreados, o autor leva-nos para a história de amor que nasce e floresce entre o humilde emigrante português Joaquim e a elegante professora francesa Françoise e põe a nu os preconceitos existentes devido às diferenças entre classes sociais.

"Longe do meu coração" do autor Júlio Magalhães, através de uma narrativa fluída e de uma escrita simples traz-nos personagens reais com as quais o leitor se identifica com facilidade e transmite clara e fielmente as dificuldades decorrentes da emigração nos anos 60.

Simultaneamente, o autor conta-nos uma história de amor marcada desde o início pela diferença de classes sociais e pelo preconceito.

Em suma, "Longe do meu coração" é um livro que cativa pela simplicidade e pelo retrato humano que traduz uma época complexa.

CLASSIFICAÇÃO: 4. Bom!


sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Feliz Natal!


O Refúgio dos Livros deseja a todos um Santo Natal e um Feliz Ano Novo!

Obrigado a todos que comigo partilharam este 2012 que está quase a acabar aqui através do blogue ou da página de facebook do Refúgio dos Livros.

O tempo passa e este cantinho vai-se tornando cada vez mais especial graças a todos vocês.

Espero que tenham uma quadra natalícia cheia de amor, saúde, união e família e, claro está, muitos docinhos e prendinhas no sapatinho!

P.S. Fiquem atentos ao Refúgio dos Livros que depois do Natal começarão a ser anunciados os vencedores dos miminhos de Natal e teremos novas opiniões!