sábado, 5 de dezembro de 2009

"Por treze razões": Opinião

Terminei de ler este livro ontem à noite e para começar esta minha opinião posso dizer: gostei mesmo muito.

Hannah Baker, uma adolescente, deixa cassetes a algumas pessoas a explicar como elas contribuiram para as trezes razões do seu suícidio.

Ao longo da história vamos percebendo que certos factores que levaram ao seu acto se encontram interligados, mas é a chegar mais ao fim que juntamos todas as peças e entendemos a totalidade dos seus motivos com uma clareza extraordinária.

Como licenciada em Psicologia, quando vi a sinopse percebi logo que seria à partida um livro muito interessante para mim tendo em conta a minha formação académica e não me enganei. Como psicóloga já estou sensibilizada para o facto de compreender que um conjunto de situações nos podem levar a determinado acto e que, mais que a situação em si, a interpretação que fazemos dela é que nos conduz a ter certo comportamento. Assim, na história de Hannah Baker isso é evidente e através deste livro vi-me emergida na sua história desejando fazer alguma coisa para evitar a sua decisão quanto ao fim da sua vida.

É um livro fantástico que nos dá a perspectiva da pessoa que pensa em suicídio e nos elucida e ensina que existem sinais que muitas vezes não percebemos ou fingimos não entender. Sinais esses que entendemos apenas como caprichos e chamadas de atenção mas que são efectivamente sinais importantes para tomarmos uma atitude e, quem sabe, ajudar alguém numa fase crítica em que está a ponderar algo tão sério como o suicídio.

Aliás, Hannah deu sinais a companheiros de escola e a professores mas estes não os interpretaram nem valorizaram pelo que a sua decisão manteve-se inalterável, dado que ninguém fez a diferença.

Gostei muito deste livro pela ideia em si do livro - as cassetes deixadas a cada uma das pessoas que de algum modo influenciaram a sua decisão é fantástica na minha opinião.

Lê-se muito bem e, acima de tudo, é um livro que, pelo menos para mim, me enriqueceu e deixou mais alerta. Em suma, foi um livro que me ensinou.

Leiam porque vale muito a pena.

4 comentários:

Alice disse...

Eu adorei este livro. Gostei mesmo mesmo...
bj

Sophie disse...

Quando comecei a ler o livro não consegui parar. Adorei!!
Apesar de ser considerado um livro juvenil, penso que é de leitura obrigatória para jovens e também para os que lidam com eles, como os professores.

Diana Barbosa disse...

Alice e Sophie eu também adorei :D. É um livro que recomendo a todos sem dúvida.

Sophie disse...

Olá Diana, venho responder-te ao comentário que deixaste hoje no meu blogue "Esmiuçar os Livros". Como vês eu já tinha vindo aqui comentar, mas não me tinha "identificado".
Já há algum tempo que conheço o "Refúgio dos Livros" e tenho acompanhado as actualizações na barra lateral do meu blogue.
Obrigado por me seguires a partir de hoje :)
Um beijinho e bom fim-de-semana!