quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

O bicho-da-seda (Robert Galbraith): OPINIÃO!

Quando soube que o segundo livro protagonizado pelo dectective Cormoran Strike ia ser publicado em Janeiro pela Editorial Presença foi com expectativa que acolhi essa notícia. Depois de "Quando o cuco chama" (crítica do Refúgio dos Livros aqui), eis que Robert Galbraith (pseudónimo da autora J. K. Rowling) nos presenteia com o segundo livro desta série - "O bicho-da-seda". 

Com uma sinopse que anuncia um desaparecimento que se revela, na verdade, um homicídio macabro, "O bicho-da-seda" desperta os sensores da curiosidade em qualquer leitor que aprecie este género de livros e eu não fui excepção. Iniciei a leitura com intensa expectativa e, quase imediatamente, vi-me presa nas páginas de uma narrativa que nos leva num crescendo de suspense, onde o detalhe dado à descoberta do corpo do escritor Owen Quine, até então desaparecido, nos atinge como um murro, sendo que o leitor se depara com uma cena repleta de crueldade, na qual a atenção o pormenor lhe confere uma característica visual perturbadoramente forte e real.

Quando Leonora procura os serviços do detective Cormoran Strike, acredita que o seu marido Owen estará simplesmente desaparecido temporariamente como em outras situações no passado, mas quando este demora a regressar deste seu "desaparecimento", Leonora começa a sentir-se inquieta. Cormoran lança-se na busca de Owen Quine. À medida que a investigação avança, Cormoran começa a compreender que esta poderá ser uma ausência mais complexa do que inicialmente aparentava, visto o escritor Owen Quine estar prestes a publicar um livro que retratava, de forma deveras negativa, muitas pessoas que conhecia.

E é então que se coloca a questão primordial: será que este "desaparecimento" de Owen Quine é uma estratégia do próprio para criar maior publicidade em torno do seu novo livro ou será que algum dos visados neste livro quis silenciar o escritor?

Quando Owen Quine é encontrado barbaramente morto, num cenário absolutamente perverso e envolto em requintes de malvadez, a narrativa ganha uma luz adicional e lança o leitor num voar pelas páginas célere e ansioso.

Muitos são aqueles que poderiam querer ver o escritor morto, para assim evitar a publicação de um livro tão difamatório. Mas quem terá assassinado Owen? Que mente estará por detrás de um crime tão cruel e tão genialmente arquitectado onde não são deixadas quaisquer provas forenses que possam deitar uma luz sobre a identidade do assassino?

É através de uma narrativa plena de suspense que Robert Galbraith nos lança, fazendo uso de uma escrita inteligente e de um enredo composto por personagens complexas e misteriosas que cativam a aprisionam o leitor.

Robert Galbratih é ímpar em construir uma narrativa assente na vertente policial, mas simultaneamente, traz-nos novamente a personagem de Robin, a jovem assistente de Cormoran, personagem feminina essa que acaba por acrescentar uma vertente mais humana à história. É inevitável que o leitor mais romântico acabe por sentir e até desejar uma ligação amorosa entre este par. Robin adiciona uma textura diferente à narrativa e através desta personagem conseguimos ver uma essência escondida de Cormoran Strike que não é possível ver quando este "veste" o seu papel frio e racional de detective.

A narrativa avança. A escrita prende. As personagens vão-se revelando. O suspense mantém-se. As páginas vão sendo viradas e no meio de tantos possíveis potenciais autores para a morte de Owen Quine a verdade é que Robert Galbratih esconde a identidade do assassino até às páginas finais onde a revelação é recebida com espanto por parte do leitor.

Em suma, "O bicho-da-seda" não desilude de maneira absolutamente nenhuma. Aliás, consegue acicatar a curiosidade do leitor para um próximo volume desta série, sendo que a capacidade de raciocínio de Cormoran Strike aliada à perspicácia de Robin tornam esta dupla uma dupla a seguir atentamente. É, sem dúvida nenhuma, um policial com uma caga de mistério que agarra o leitor do início ao fim e, cujo enredo à volta da investigação de um crime e aliado a uma dinâmica humana, conquista a cada página que se lê.

CLASSIFICAÇÃO: 5. Muito Bom!

«Para mais informações consulte o site da Editorial Presença aqui.»
«Para mais informações sobre o livro O bicho-da-seda, clique aqui» 


Sem comentários: