Comprei este livro na Feira do Livro do Porto do ano passado e agora que a Feira do Livro deste ano se começa a aproximar é que começei a lembrar-me que o ano passado comprei 10 livros e ainda só tinha lido 3 lol.
Por isso decidi tentar ler mais alguns dos livros que comprei o ano passado na Feira do Livro, senão até me pesa a consciência de querer comprar mais na Feira deste ano lol.
Assim, e após me terem falado tão bem deste livro e de uma certa menina dos policiais ter adorado e devorado este livro (já sabes que as tuas sugestões são sempre tidas em atenção por mim :p) decidi pegar nele.
E depois de o ter lido fiquei a pensar: por que é que eu não li este livro à mais tempo?!?
Foi a sinopse misteriosa e com crime à mistura e a capa apelativa que me levaram até este livro na Feira do Livro porque nunca tinha lido nada do autor Jo Nesbo.
Peguei no livro e após um arranque lento na leitura no primeiro dia, decidi concentrar-me no livro e ver afinal porque me diziam que era tão bom e quando, no 2º dia de leitura, li 150 páginas seguidas comecei a desconfiar que o livro me ia conquistar e conquistou.
Quando o Inspector Harry Hole assiste a um assalto a um banco seguido da execução da senhora da caixa à sua frente, as peripécias vão começar e, sendo ele Inspector, vai ser destacado para investigar o caso. E aí começamos a pensar: se alguém queria era assaltar o banco e ficar com o dinheiro porquê a necessidade de matar alguém? Porque não pegou no dinheiro e fugiu? E são estas questões que vão deixar Harry Hole a pensar que aquele assalto não foi apenas um assalto, mas sim um homícidio disfarçado com a parte do assalto.
E depois a história à volta de Harry adensa-se quando uma ex-namorada lhe liga e o convida para jantarem. E perguntam vocês: mas que interesse tem isso? Tem muito interesse porque, a ex-paixão de Harry - Anna - aparece morta no dia seguinte e para apimentar ainda mais as coisas, o Inspector Harry Hole não se recorda de nada da noite passada. E agora? Já estão curiosos? Pois eu também fiquei.
Ao analisar o local do crime e a posição da vítima e a localização da arma do crime, a polícia concluiu que foi suicídio, mas Harry não está assim tão convencido dessa tese e, ainda para mais, nem sabe se terá ele sido o autor de um crime dada a sua amnésia temporária.
A juntar a tudo isto ainda temos o investigador Tom Waaler, que não gosta nada mas mesmo nada de Harry Hole e que, como um cão, começa a farejar à volta do caso de Anna e a descobrir algumas coisas para tramar o companheiro de profissão.
É um livro cheio de personagens cativantes, com um enredo muito bem construído, ao qual se juntam várias pitadas de mistério, que nos levam a ficar agarrados às páginas.
Gostei bastante da personagem de Harry Hole e posso dizer que fiquei com nervos ao ler sobre Tom Waaler.
O autor Jo Nesbo tem outro livro publicado em Portugal anterior a este: "O Pássaro de Peito Vermelho" que eu não tenho mas que tenciono comprar.
São vários os livros com o Inspector Harry Hole, sendo que os 2 primeiros não estão publicados em Portugal.
O terceiro livro com Harry Hole é então "O Pássaro de Peito Vermelho" e "Vingança a Sangue Frio" é o 4º livro. E segundo a Editora Livros d'Hoje - Leya me informou, após os ter questionado sobre mais livros do autor, fiquei a saber que pretendem publicar aquele que é o 5º livro do autor (cá em Portugal será o 3º) até final deste ano. Vamos ficar a aguardar, eu pelo menos ficarei na expectativa, de que este "pretendemos publicar" seja cumprido :)!
CLASSIFICAÇÃO: 6. Excelente!
1 comentário:
Muitissimo bom o livro e a opinião! e obrigada pela menção è minha pessoa! tu tb me influencias em muitas leituras :D
Enviar um comentário