Depois de "Desejo Subtil" e de "Sedução Intensa" eis que nos chega "Paixão Sublime", terceiro volume da série à Flor da Pele, da autora Lisa Kleypas, sob a chancela 5 Sentidos.
O que dizer sobre "Paixão Sublime"? Que mais uma vez a autora consegue encantar o leitor levando-o numa narrativa repleta de sentimento, sedução e nuances de humor.
A autora Lisa Kleypas destaca-se, sem dúvida nenhuma, dentro do género do romance sensual e os seus livros possuem a extraordinária capacidade de fazer as leitoras mulheres suspirar e ansiar por um cavalheiro forte e destemido nas suas vidas. Todos os livros da autora pertencentes a esta série apelam instintivamente ao lado romântico do público feminino.
Sendo assim, em "Paixão Sublime" a autora Lisa Kleypas transporta-nos para uma leitura cheia de uma aura de romance de época, fazendo-nos viajar até Londres, no ano de 1843. Através de um enredo magnético, somos levados a acompanhar a história de Sebastian, Lord. St. Vincent e de Evangeline Jenner, duas personagens tão aparentemente díspares mas que com o decurso da narrativa desenvolvem uma dinâmica relacional deveras cativante e especial. Evie faz parte do grupo das encalhadas e depois das suas amigas Annabelle Peyton e Lillian Bowman terem arranjado marido, Evie decide agarrar a sua vida nas próprias suas mãos e tomar uma decisão única sem consultar ninguém.
Se por um lado temos um galã, um solteirão com fama de conquistador avesso a compromissos, por outro temos a bela e tímida Evangeline que, face à pressão familiar para se casar com um primo, decide fazer uma proposta absolutamente inesperada a Sebastian: que este se case com ela, já que esta união traz vantagens para os dois. Através do casamento, Evie consegue libertar-se da sua família e Sebastian consegue fazer face às suas dificuldades financeiras, já que Evie é abastada.
É com esta proposta súbita que a narrativa de "Paixão Sublime" tem início e, embora Sebastian nunca tenha prestado atenção a Evie por esta ser muito recatada em consequência de um ligeiro problema de gaguez, a verdade é a proposta de casamento é tentadora e o mesmo acaba por aceitá-la, não imaginando que o que começou como um casamento de conveniência acabará por se transformar numa relação repleta de amor verdadeiro.
Embora a personagem de Sebastian, Lord. St. Vincent tenha suscitado em mim reacções negativas aquando da leitura de "Sedução Intensa", a verdade é que em "Paixão Sublime" acabei por me render a este suposto homem frio e distante, pois os gestos de atenção e carinho para com Evie têm o poder de tocar qualquer coração mais romântico.
A evolução da relação entre Sebastian e Evie é deveras apaixonante e à medida que os sentimentos entre ambos vão crescendo, o leitor vai-se apercebendo que ambas as personagens se debatem com esta novidade emocional nas suas vidas. A construção e desenvolvimento de uma relação amorosa entre personagens aparentemente tão diferentes confere uma riqueza muito particular à narrativa, levando o leitor a torcer pelo casal, ao mesmo tempo que provoca reacções no mesmo. Se por vezes somos confrontados por cenas de maior intensidade física, somos igualmente presenteados com diálogos repletos de humor e ironia ou até momentos de aparente frieza e desinteresse que conseguem deixar o leitor desnorteado.
Com o decorrer da leitura não pude deixar de constatar que ao contrário de "Desejo Subtil" e de "Sedução Intensa" este se centra muito mais na "encalhada" Evie e na sua relação conjugal com Sebastian, já que nos livros anteriores da série, à parte de cada relação amorosa que se desenvolve, o leitor é brindado com variadas cenas entre as amigas encalhadas, facto que neste "Paixão Sublime" só se verifica numa fase posterior da acção, o que poderá ser entendido se tivermos em atenção que Evie faz a proposta de casamento a Sebastian sem avisar ninguém, já que o mesmo não auferia de uma imagem muito positiva junta das suas amigas.
Embora os momentos entre as encalhadas sejam em menor número neste "Paixão Sublime", a verdade é que quando esta interacção de desenrola a mesma é pautada pela amizade, bem como pelos conselhos e pelo ambiente de boa disposição, companheirismo e humor.
Num cenário mais secundário destacam-se igualmente outras personagens que trazem brilho à narrativa pelas suas vidas, experiências, vivências e lutas, sendo que "Paixão Sublime" consegue aliar, de forma equilibrada, sensualidade e romantismo com mistério.
Em suma, a autora Lisa Kleypas volta a presentear o leitor com um romance sensual absolutamente apaixonante que pela sua riqueza histórica, conjugada com personagens cheias de personalidade e um enredo perfeitamente emocional agarra desde a primeira página, deixando o leitor mais curioso a suspirar pelo quarto volume da série.
CLASSIFICAÇÃO: 6. Excelente!
Sem comentários:
Enviar um comentário