Ler um clássico é sempre uma aventura. Será que vamos gostar? Será que vai ser uma leitura difícil? Será que nos vamos identificar com alguma personagem em particular? Será que a autora ou autor nos vai conseguir transmitir uma época diferente, valores distintos e sociedades únicas?
Foi com todas estas questões que embarquei na leitura de "Sensibilidade e Bom Senso" e depois de ter lido anteriormente outros dois livros de Jane Austen ("A Abadia de Northanger" e "Orgulho e Preconceito") estava com expectativas, questionando-me se este clássico se tornaria especial ou, se pelo contrário, iria compará-lo com os outros e chegar à conclusão de que tinha gostado mais de outro lido antes.
Pois bem, finda a leitura de "Sensibilidade e Bom Senso" posso dizer que adorei simplesmente. Envolvi-me na leitura logo a partir da primeira página e, a partir daí, fui-me embrenhando cada vez mais na leitura, deixando-me levar pelas personagens, as suas histórias, as suas personalidades, as suas vivências e as suas escolhas.
Em "Sensibilidade e Bom Senso", a autora Jane Austen dá-nos a conhecer duas irmãs com personalidades totalmente diferentes. Elinor é uma jovem sensata, ponderada e reservada, enquanto que Marianne é espontânea, romântica e impetuosa. À medida que vamos entrando na leitura com maior profundidade vamo-nos encantando com estas duas jovens que têm formas de agir muito diferentes perante a vida e o amor, sendo que, com o decorrer da acção, nos apercebemos que têm muito a aprender uma com a outra e que, com as surpresas da vida, as características da personalidade podem sofrer alterações.
Neste clássico de Jane Austen vamos acompanhar a história da família Dashwood que a partir da morte do patriarca se vê envolta em dificuldades financeiras, o que as levará a uma mudança de residência: não só uma mudança de casa e de local, mas também a uma mudança de condições de vida, sendo que as mulheres Dashwood (Elinor, Marianne e mãe) vão mudar para o campo e ver as suas vidas sofrer uma reviravolta.
Na sua nova residência, as irmãs Dashwood irão conhecer novas pessoas e cada uma delas tentará encontrar a sua felicidade, acabando por levar a momentos de sofrimento, angústia e receio; momentos pautados por obstáculos que, com a aproximação do final, se começam a deslaçar e a dar lugar a um cenário totalmente diferente e pautado por uma aura de emoção e sentimento.
Este clássico não poderia ter melhor título, pois efectivamente, embarcamos numa narrativa onde a sensibilidade e o bom senso desempenham um papel fulcral na acção, ao mesmo tempo que o enredo se reveste de um núcleo de personagens muito particular que acabam por conferir uma riqueza extra a esta leitura.
"Sensibilidade e Bom Senso" tocou-me por ser um livro cheio de emoção e sentimento, bem como repleto de personalidades e, se por vezes, me identificava mais com Elinor, outras ocasiões revia-me em Marianne e, foi a meu ver esta vastidão de formas de ser, agir e comportar que tornou este clássico numa leitura, não só envolvente e cativante, mas também apelativa ao meu coração romântico de leitora que esteve até ao fim a torcer por desfechos felizes tanto para Elinor como para Marianne.
Ao contrário do que já aconteceu com outros clássicos, senti que este "Sensibilidade e Bom Senso" me prendeu a atenção, levando-por uma narrativa onde a acção nos faz querer ler só mais um pouco. A envolvência dos cenários, das formas de estar e das relações estabelecidas é intensa e não deixa o leitor indiferente.
À parte das personagens e respectivas histórias pessoais, Jane Austen pinta-nos um retrato muito interessante da sociedade: os seus valores, a sua moral, os seus princípios, os seus comportamentos e relações.
Anteriormente já tinha gostado d' "A Abadia de Northanger" e apreciado muito "Orgulho e Preconceito", mas "Sensibilidade e Bom Senso" tocou-me de uma forma especial, quase como se a narrativa tivesse um poder de atracção implícito que cativa e agarra. Ficou, sem dúvida, a vontade de ler outros clássicos escritos por Jane Austen, que mais uma vez, não só construiu uma narrativa criativa e única, mas também acentuou a sua capacidade de escrita com mestria e clareza. Acaba por ser extraordinário constatar tamanha capacidade de escrita e envolvência num livro publicado em inícios do século XIX.
CLASSIFICAÇÃO: 6. Excelente!
Sem comentários:
Enviar um comentário