segunda-feira, 26 de maio de 2014

"A Mulher Silenciosa" (A.S.A. Harrison): OPINIÃO!

"A Mulher Silenciosa" de A.S.A. Harrison tem daquelas sinopses que atrai de forma quase automática aqueles leitores que apreciam thrillers psicológicos e eu não sou excepção. Gostei da capa e da sinopse e os meus sensores de curiosidade ficaram logo em estado de alerta.

Entrei na leitura com expectativas elevadas e a narrativa foi-me envolvendo de forma gradual com um crescendo de intensidade, ao mesmo tempo que a história provocava em mim uma sensação de estranheza: algo na relação do casal Jodi e Todd me agarrou e me lançou numa leitura ansiosa.

Cheguei a pensar que o reduzido número de diálogos iria ser um ponto negativo a apontar a este livro, mas a verdade é que a narrativa tão imbuída de uma envolvência psicológica tão vincada acaba por aprisionar o leitor. 

A narrativa d' "A Mulher Silenciosa" da autora A.S.A. Harrison é-nos apresentada através de capítulos "Ela" (na voz de Jodi) e "Ele" (na voz de Todd) o que acaba por dar ao leitor a visão que cada um dos personagens tem sobre a sua relação, os seus laços, os seus sentimentos, as suas formas de estar enquanto casal e os seus anseios. Através destes capítulos vamos conhecendo Jodi, uma mulher que está em união de facto com Todd há mais de vinte anos e que é psicóloga de profissão. Na voz de Jodi encontramos uma mulher que sabe das traições do marido, mas que não o confronta e que mantém as suas rotinas conjugais para agradar o marido. E na voz de Todd conhecemos um empresário de sucesso, um homem que gosta de conquistar, um marido infiel que apesar de tudo reconhece as inúmeras qualidades da sua companheira Jodi e que aprecia o regresso ao seu lar tranquilo onde o espera uma Jodi que não o questiona nem o confronta.

A dinâmica relacional entre este casal inquietou-me por vezes ao assistir à passividade e ao silêncio de Jodi e à incapacidade de Todd ser fiel. 

Aos poucos vamo-nos envolvendo na leitura e começamos a deparar-nos com uma narrativa plena de psicologia onde as personagens vão ganhando profundidade à medida que vamos conhecendo os seus passados, como eram em crianças e em que ambientes familiares cresceram. Muitas foram as vezes em que vi Jodi a comportar-se tal como a sua mãe se comportava no passado enquanto Jodi era criança e Todd a trazer até si formas de estar iguais às do seu pai. A forma como a autora traz aos protagonistas os traços e dinâmicas relacionais dos seus progenitores é brilhante, colocando o leitor perante a certeza de que um modelo familiar disfuncional tem impacto nas relações que estabelecemos enquanto adultos.

A escrita da autora A.S.A. Harrison é densa e madura e "A Mulher Silenciosa" é daqueles livros que exige uma leitura mais atenta para se conseguir absorver o enredo e todas as nuances implícitas de forma plena. A autora atira-nos para uma leitura onde a disfuncionalidade quase toca os limites da loucura quando Jodi descobre que Todd engravidou a filha do seu melhor amigo e deixa o lar de uma vida para se casar com esta rapariga.

É só mais na parte final d' "A Mulher Silenciosa" que o livro ganha uma ligeira vertente policial. Não obstante, "A Mulher Silenciosa" de A.S.A. Harrison é um livro a não perder. Não se tratando, a meu ver, de um thriller psicológico no sentido tradicional do termo, considero-o sim um livro sobre relações, conflitos, quase como se se tratasse de um romance psicológico onde sobressaem os laços afectivos, as dinâmicas estabelecidas, ao mesmo tempo que somos brindados com uma envolvência psicológica intensa e uma dose equilibrada de suspense. "A Mulher Silenciosa" é também ele um livro sobre passado, segredos e o seu peso no nosso presente e nos nossos comportamentos.

A autora A.S.A. Harrison faleceu em 2013 deixando o seu segundo livro inacabado, mas em "A Mulher Silenciosa" presenteia-nos com um livro de estreia inquietante, profundo e envolvente.

CLASSIFICAÇÃO: 5. Muito Bom!

«Para mais informações consulte o site da Editorial Presença aqui.»
«Para mais informações sobre o livro A Mulher Silenciosa, clique aqui.»


Sem comentários: