terça-feira, 17 de agosto de 2010

"A Casa do Sono" (Jonathan Coe): OPINIÃO

Já li "A casa do sono" de Jonathan Coe à algumas semanas e tenho vindo a adiar a elaboração desta opinião porque não sei bem que palavras utilizar para descrever este livro fantástico!

Tenho de admitir que não conhecia o autor e que nunca tinha lido nada dele. No entanto, aproveitei os descontos da Feira do Livro do Porto para comprar este livro.

Em primeiro lugar tenho de dizer que, na minha opinião, fiz uma excelente compra ao adquirir este livro! Fui conquistada pela escrita do autor.

Embora este livro tenha uma sinopse que à primeira vista puderá não atrair muitas pessoas para a sua leitura, eu tenho de dizer que fiquei logo intrigada quando a li!

Este livro vive-se em 2 momentos: o passado e o presente. Neste livro ficamos a conhecer as vidas e particulariedades de 4 personagens: Sarah, que sofre de narcolepsia (distúrbio do sono); Terry (um entusiasta pelo cinema), Gregory que tem um ritual "estranho" durante as suas relações sexuais e Robert, um jovem com uma imensa capacidade para amar.

Sendo assim, vamos acompanhar estas 4 personagens no seu passado enquanto estudantes que moram na residência em Ashdown e depois vamos reencontrá-los no presente, no mesmo local (Ashdown) que agora foi convertido numa clínica para distúrbios do sono.

Fiquei fascinada com Sarah que, dado ao seu distúrbio de sono, muitas vezes não consegue distinguir momentos reais com sonhados, o que a coloca por vezes em situações complicadas. Adorei Gregory pelo seu comportamento peculiar. Simpatizei com Terry quando o comecei a conhecer melhor nas situações vividas no presente na clínica de sono de Ashdow. E, por fim, fiquei completamente surpreendida com Robert que por amor é capaz de fazer qualquer coisa.

Com uma escrita encantadora e uma transicção suave e intrigante entre passado e presente vamos conhecendo de forma aprofundada estas personagens.

Só posso referir que adorei a forma de escrever do autor e que o final deste livro é absolutamente surpreendente!

Recomendo sem qualquer reserva a leitura deste livro magnífico! Embora não consiga transmitir fielmente em palavras o quando adorei este livro, só posso dizer que me conquistou e que é uma das minhas leituras preferidas de 2010 até ao momento!

CLASSIFICAÇÃO: 6 - Excelente

9 comentários:

catherine disse...

Fiquei no minimo intrigada. :)

Diana Barbosa disse...

Não te sei bem explicar porque gostei tanto mas é um facto que adorei :D

É uma leitura a fazer

Bjs
Diana

Bia Carvalho disse...

Parece ser uma história interessante!
Espero que seja lançado por aqui!

BJS

Tinkerbell disse...

estou algum tempo pra mandar vir da fnac adoro a capa e a opinião favoreceu ainda mais o desejo de o ler

Prazer da Leitura disse...

Oh Diana!

Devia ter ido contigo ás compras :)

Tens escolhas fantásticas...

Bjs

Carlinha disse...

Li já faz alguns anitos e é deveras um livro fantástico/fabuloso.
Aconselho.
Boa leitura.

Pedacinho Literário disse...

Este livro é assim ... Quando se acaba de ler não se sabe ao certo o que se dizer sobre ele porque é simplesmente fantástico. Ficamos quase sem palavras e com uma sensação maravilhosa por termos lido um livro tão bom.

Bjinhos

Lia disse...

Gostei da tua poinião e fiquei intrigada ;)

Diana Barbosa disse...

Lia é um livro que vale a pena ler :)