terça-feira, 19 de outubro de 2010

2 Novidades de Outubro da Bizâncio

Título: O Jogador de Râguebi
Autor: Óscar Bustamante
Colecção: Montanha Mágica
Págs.: 288
Romance

A passagem da adolescência para a idade adulta nunca foi fácil, mas, quando além disso se fica interno numa escola privada na Inglaterra do pós-guerra, a experiência pode converter-se num inferno.

António chega a Glee Hill, um colégio católico inglês, quando os seus pais decidem percorrer a Europa num esforço para salvar o casamento. O jovem chileno conhece o abandono e a rejeição por ser um estranho oriundo de um país inexistente para os seus novos companheiros. Durante aquele ano de exílio, vive a solidão e a ruptura das relações familiares com a forte convicção de que não pode continuar indiferente às temíveis verdades que pressente naqueles que o rodeiam. É no seu talento para o râguebi que António encontra uma arma para sobreviver e para se afirmar num mundo cheio de sinais confusos. Através dos laços que se tecem entre amigos e inimigos aprenderá que há vivências que nos fazem envelhecer num minuto e compreende que as suas consequências serão uma marca que carregaremos para a vida.

Título: Sexualidades em Portugal
Subtítulo: Comportamentos e Riscos
Autor: Manuel Villaverde Cabral (org.) / Pedro Moura Ferreira (org.) / Sofia Aboim / Duarte Vilar / Marta Maia Págs.: 496
Ensaio

Com que idade se inicia a actividade sexual?
A frequência da actividade sexual é considerada satisfatória?
Que comportamentos e estratégias preventivas são adoptados face ao risco das doenças sexualmente transmissíveis e nomeadamente do VIH?
Que papel têm os meios de contracepção e quais os mais usados?
Há diferenças significativas no comportamento das gerações mais velhas e das mais jovens?

O inquérito «Saúde e Sexualidade» – no qual se baseia o presente livro – é o resultado de um projecto desenvolvido no Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Lisboa, por uma equipa de sociólogos, e esclarece estas e outras questões sobre os comportamentos sexuais e preventivos da população portuguesa. O conhecimento das práticas sexuais, escolha de parceiros e dos meios de prevenção é um problema de saúde pública; as práticas sexuais, todavia, devem ser entendidas no quadro das relações sociais. É por isso imprescindível abordar os comportamentos sexuais considerando os valores e atitudes que rodeiam a sexualidade. A relação entre a sexualidade e o bem-estar do indivíduo é outra vertente abordada, não esquecendo o papel da contracepção, do aborto, das doenças sexualmente transmissíveis ou das disfunções sexuais. Um documento imprescindível para os profissionais de saúde, os estudiosos da sociedade portuguesa e o público em geral.

Sem comentários: