terça-feira, 26 de outubro de 2010

"Um Amor Sem Tempo": OPINIÃO

Primeiro começo por dizer que nunca tinha lido nada do autor Carlos Machado. E agora que li "Um amor sem tempo" fiquei com vontade de ler o outro livro que o autor já tinha lançado.

Tal como o título indica, este é um livro sobre um amor. Uma obra sobre um amor que se prolonga no tempo...um amor sem tempo...entre Eduardo e Mariana.

Mas mais do que a história de um amor, é também um livro sobre gentes, sobre uma época, sobre mentalidades, sobre rivalidades.

Em "Um amor sem tempo" acompanhamos Eduardo no seu regresso à aldeia após 6 anos de ausência. E embora nos deparemos com uma história que decorre no pós-25 de Abril, começamos a apercebermo-nos que há coisas que nunca mudam: medos que se mantêm, rivalidades que continuam, poderosos que ainda são poderosos.

Deparamo-nos com Severino Sarmento, o poderoso da terra, aquele que todos temem.

E depois temos Mariana, o amor de Eduardo, que é nem mais nem menos que filha do Severino. Isto há amores complicados...ah pois há. A própria história de Mariana não é simples e o facto de ser filha de Severino também não ajuda. A isso juntem o facto de Eduardo ter estado ausente 6 anos.

Com uma escrita densa, o autor Carlos Machado leva-nos para um tempo e paisagem diferentes. E quando digo "escrita densa" refiro-me ao facto de ser uma leitura que exige a nossa atenção para que possamos apreciar devidamente a profundidade e beleza das descrições.

Com personagens solidamente imaginadas e criadas, acompanhamos a "viagem" de Eduardo, através da própria voz da personagem principal.

Embora não tenha sido um livro de leitura compulsiva, não deixa de ser um livro a não perder.

CLASSIFICAÇÃO: 4. Bom

4 comentários:

Prazer da Leitura disse...

Adorei a tua opinião Diana.
Adoro romances e este deve ser muito interessante.
Ás vezes tenho medo de fugir aos meus autores habituais, mas de facto variar pode ser um experiência boa.
Execelente sugestão...
Bjs Bruna

Diana disse...

Obrigado pelo comentário Bruna. Eu, ao contrário de ti, ando sempre a saltitar entre autores lol. E realmente aparecem-nos autores que nunca lemos e surpreendem-nos como me aconteceu com este livro do autor Carlos Machado.

Tens de experimentar ler autores diferentes :)

Beijinhos

Diana

cris disse...

Diana coloquei um link deste teu post no meu blog, sei que nao te importas...bjinhos!

Diana Barbosa disse...

Estás à vontade Cris :) Beijinho