quarta-feira, 9 de março de 2011

"As dez figuras negras" (Agatha Christie): OPINIÃO

O que dizer de mais este livro de Agatha Christie? Que tem os ingredientes certos, mais uma vez, porque nos consegue deixar na expectativa até ao final. A autora revela uma grande capacidade para nos surpreender até à última página.

Neste “As dez figuras negras” temos um grupo de 10 desconhecidos que recebem cartas e são atraídos a irem para uma mansão numa ilha isolada.

Quando ouvem uma voz, que não sabem de quem é nem de onde vem, a acusar cada um dos 10 de guardaram segredos terríveis todos ficam sem perceber o que se passa e quando um deles morre nesse jantar todos vão perceber que algo de muito estranho se passa.

De um ambiente de ligeira estranheza vamos passar para um cenário de desconfiança total quando, um a um, os visitantes da ilha vão sendo assassinados.

Quando percebem que o dono da mansão, de quem receberam convites para irem à ilha, não se encontra na ilha e que apenas os 10 e os 2 empregados se encontram na ilha, a tensão aumenta e a desconfiança também, ao perceberem que o assassino só poderá ser um deles…mas quem será?

À medida que as mortes vão acontecendo, nós leitores pensamos que estamos a aproximar-nos do assassino mas a questão “quem é o assassino?” só é esclarecida mesmo nas páginas finais.

E posso dizer-vos que li este livro e que fui desconfiando deste e daquele e que, quando chegou o fim, pensei “bem então este era o assassino”…mas no epílogo tive uma surpresa e só aí é que percebi verdadeiramente quem era o criminoso e como conseguiu engendrar tudo.

Em suma, mais um livro bom desta autora que nos consegue manter em suspense até à página final.

CLASSIFICAÇÃO: 5. Muito Bom!

1 comentário:

Jose disse...

Este é um dos poucos livros que já tive a oportunidade de ler da Agatha Christie e adorei! Deixou-me tão preso às suas páginas que li o livro de uma só vez, literalmente, do início ao fim!
Quanto ao assassínio desconfiei dele, mas dada a reviravolta por lá no meio, descartei-o... Quando no fim viu-se que era mesmo ele, fiquei mesmo contente porque, pelo menos parcialmente, tinha acertado! xD