sábado, 26 de março de 2011

"A maldição do corvo negro" (Ann Cleeves): OPINIÃO

Mais uma vez decidi ler um livro porque a opinião de outra pessoa foi tão boa e tão entusiasta que me influenciou lol.

Assim, no início de Março aproveitei a promoção da Wook e comprei este livro e outro com 20% de desconto cada e com portes grátis.

E, quando peguei n' "A maldição do corvo negro" da autora Ann Cleeves fiquei logo presa ao livro e li 180 páginas seguidas. Posso dizer-vos que li as 300 e poucas páginas deste livro em 3 dias, ou seja, devorei o livro.

Fui logo conquistada pela escrita fluída e directa da autora e criei imediatamente empatia com as personagens que foram aparecendo.

E quando Fran Hunter encontra o cadáver da jovem Catherine Ross o meu "sensor" de curiosidade disparou logo.

Fran encontra a sua vizinha adolescente morta num campo de neve, onde o branco da neve contrasta com o vermelho intenso do sangue e com o negro dos corvos que dançam de volta do corpo morto.

Com descrições directas e cruas e intensas, somos levados para a investigação deste crime. O crime puderia, à partida, parecer de fácil resolução para os investigadores, pelas suspeitas caírem automaticamente sobre o solitário e retardado Magnus Tait, que já se tinha visto envolvido no desaparecimento de outra jovem uns anos atrás.

Só que nada é assim tão simples como pode parecer à primeira vista neste livro e é graças à persistência da Polícia e, ao facto do investigador Perez não acreditar que Tait é o culpado, que se vai continuar a investigar o crime, mesmo depois de Tait ter sido detido e considerado culpado aos olhos da Polícia e de todos os habitantes da comunidade.

Catherine era uma jovem adolescente que tinha em Sally uma amiga. Era também uma jovem que adorava cinema e, que no âmbito da escola, andava a fazer um filme sobre os habitantes da aldeia, tentando através das imagens retratar os seus habitantes.

Aos poucos fui conhecendo os personagens e aproximando-me deles.

E foi quando me aproximei das páginas finais que me caiu o queixo e tive de reler algumas linhas para ver se tinha entendido bem: "então o assassino era aquela pessoa?!?". Bem não queria acreditar, tinha desconfiado de 2 ou 3 pessoas ao longo do livro, mas daquela nunca! E quando entendi as motivações do crime ainda fiquei mais estupefacta!

Com um final surpreendente, uma escrita fantástica e um conjunto de personagens super bem construídas e reais, este foi daqueles policiais que me deu mesmo gozo ler!

Adorei simplesmente!!!

CLASSIFICAÇÃO: Excelente!

P.S. Agora estou mortinha para comprar o livro "Noites Brancas" que é o 2º livro da tetralogia "O Quarteto das Shetland" da autora Ann Cleeves!

5 comentários:

Carina B. disse...

após ler a tua opinião, fiquei em pulgas!! tenho que ter este livro :)

Diana Barbosa disse...

Lê Carina não te vais arrepender :)

Sandra Fernandes disse...

Olá Diana :)

Sabe se os 2 volumes que faltam do quarteto vão ser editados em Portugal?


Obrigada :)

Sandra Fernandes disse...

Deixei um comentário Dona Diana mas ainda não me respondeu ...

Diana Barbosa disse...

Peço desculpa pela demora na resposta Dona Sandra Fernandes. Não tenho qualquer informação se o resto do quarteto vai ser editado em Portugal. Não tenho qualquer contacto com esta editora.

Cumprimentos.