terça-feira, 9 de outubro de 2012

"Mord.Net" (Dan Buthler e Dag Öhrlung): OPINIÃO!

Em primeiro lugar o que me apraz dizer sobre "Mord.Net" da Editorial Presença é que este é um livro cheio de personagens, cenários, tensões e uma intrincada teia de acontecimentos.

Logo de início o leitor depara-se com uma leitura que exige concentração devido ao elevado número de personagens e à sucessão de novidades que nos vão sendo apresentadas em datas e cenários distintos.

Através de capítulos que vão saltitando entre datas e localizações diferentes, esta dupla de autores vai-nos dando a conhecer os meandros de uma história altamente complexa e repleta de acção.

Conhecemos elementos da polícia de vários países e com diferentes cargos que se deparam com uma problemática comum: o aumento significativo de homicídios por resolver, ao mesmo tempo que conhecemos não só personagens ligadas ao submundo do crime organizado mas também personagens aparentemente normais que cometem actos surpreendentes.

"Mord.Net" presenteia-nos no decurso da leitura com homicídios: pessoas que parecem ser normais transformam-se em assassinos e matam pessoas que não conhecem de lugar nenhum e com quem não têm sequer qualquer ligação, sendo que este facto deixa o leitor perplexo.

As forças policiais espalhadas um pouco por todo o mundo vêem-se a braços com estes crimes estranhos que parecem não ter solução à vista e a curiosidade do leitor vai aumentando gradualmente na ânsia de perceber afinal o que está por detrás destes crimes que parecem ser perfeitos e que não deixam qualquer pista.

Trata-se de uma leitura pautada pela riqueza no volume de personagens e pela diversidade de cenários que despoletam no leitor a vontade de dar seguimento à leitura e ir descobrindo cada vez mais.

É simultaneamente uma narrativa densa e intensa no que toca à história de vida pessoal de cada  uma das personagens, nomeadamente no que diz respeito aos segredos e vivências dramáticas daqueles que inexplicavelmente matam um desconhecido sem motivo.

"Mord.Net" é um thriller bem conseguido por parte desta dupla de autores que cativa os leitores que apreciam este género literário por reunir os ingredientes necessários: uma complexa rede de personagens com backgrounds e personalidades distintas, uma sucessão de mudanças de cenários, um clima de tensão e mistério, uma acção rápida, uma sequência de acontecimentos e revelações surpreendentes, uma teia de segredos e uma pitada de humanidade.

Em suma, "Mord.Net" apresenta-se-nos inicialmente como um conjunto de peças soltas que com o decorrer da acção se vão encaixando pouco a pouco como se de um puzzle se tratasse até que no final conseguimos entender os meandros desta história na sua plenitude, ao mesmo tempo que o leitor exclama de surpresa.

CLASSIFICAÇÃO: 4. Bom!


2 comentários:

macy disse...

Excelente opinião amiga:)
Já vai para a minha wishlist!
Bjs
Teresa Carvalho

Diana Barbosa disse...

Obrigado pelo feedback amiga :)