"Reencontro em Barcelona" foi uma das minhas leituras das férias (que já terminaram oh) e acompanhou-me durante pouco mais de dois dias levando-me desde Hollywood até à movimentada cidade de Barcelona. Este que é o último volume da série protagonizada por Mac Reilly, depois de "De Malibu, com amor", "Férias em Saint-Tropez" e "Intriga em Monte Carlo", traz-nos um novo mistério e também nos sacia a curiosidade relativamente ao casal Mac Reilly e Sunny Alvarez, cuja relação viveu momentos atribulados ao longo dos volumes anteriores.
Bibi Fortunata é uma celebridade famosa que de repente vê a sua vida de pernas para o ar quando é acusada de ter assassinado o seu amante e a nova amante deste. A suspeição paira sobre Bibi e mesmo depois de a polícia não ter encontrado qualquer prova contra si, a sua vida continua completamente alterada, pelo que decide desaparecer.
Antes de desaparecer, Bibi deixou a sua filha Paloma com uma familiar. Paloma sente a falta da sua mãe e julga que não há ninguém melhor do que Mac Reilly para encontrar Bibi. É desta forma que as vidas de Paloma, Mac e Sunny se vão cruzar e eis que Elizabeth Adler nos leva por uma narrativa envolta em mistério, surpresas e doçura.
"Reencontro em Barcelona" assenta na habitual premissa de Elizabeth Adler: mistério misturado com romance e paisagens maravilhosas que deixam no leitor a ânsia de viajar e percorrer os mesmos caminhos que as personagens. O enredo, embora assente nesta premissa simples, consegue cativar o leitor e levá-lo por uma leitura que se faz de forma célere e curiosa.
Aos poucos, Elizabeth Adler vai-nos dando a conhecer as personagens, as suas relações, os seus passados e os seus laços. Em certo momento somos surpreendidos pela revelação sobre alguém do passado de Mac e vemos o impacto que isso tem na sua relação actual com Sunny, ao mesmo tempo que nos vamos ligando à família de Paloma e vamos torcendo para que Mac consiga encontrar Bibi e permitir a reunião entre mãe e filha. Simultaneamente, a autora nunca nos deixa esquecer que Bibi foi acusada de dois crimes e no ar mantém-se a questão: será que Bibi é mesmo responsável por duas mortes ou será que a alguém a quis incriminar? E, se sim, quem foi essa pessoa?
Através de uma escrita fluída e simples, Elizabeth Adler oferece-nos uma narrativa onde o suspense é sempre constante e onde os laços familiares sobressaem conferindo uma riqueza adicional à história.
Em suma, "Reencontro em Barcelona" não é nenhum policial nem thriller, mas antes um romance com pinceladas de mistério e a leveza da sua narrativa é o que me agrada nos livros desta autora. Consegui ligar-me emocionalmente às personagens e, embora tenha sentido que a vertente relativa à incriminação de Bibi pelas duas mortes podia ter sido mais profundamente explorada, a verdade é que aprecio bastante a suavidade que esta autora consegue atribuir às suas histórias. O mistério é resolvido. A vida de Bibi muda. E ficamos a saber o desfecho do casal Mac Reilly e Sunny. Mais não poderia pedir de uma série que desde o início me cativou e que me ofereceu belas horas de leitura misteriosa e simultaneamente romântica.
CLASSIFICAÇÃO: 5. Muito Bom!
Sem comentários:
Enviar um comentário