domingo, 4 de setembro de 2011

"Três Segundos" (Roslund & Hellström): OPINIÃO!

Após terminada a leitura do livro "Três Segundos" da dupla de autores Roslund & Hellström é com facilidade que se compreende porque é um best-seller internacional e porque foi vencedor do prémio de Melhor Policial Sueco.

Os conhecimentos e experiência de jornalista de Roslund combinados com o conhecimento da vida dentro das prisões de Hellström formam a fórmula perfeita para nos levar a embrenhar nesta história sobre a vida dupla de Piet Hoffman.

Sabemos desde início que Hoffman vive duas vidas: por um lado tem uma vida normal de homem casado com dois filhos e, por outro, tem a sua vida secreta: Hoffman é o melhor informador da polícia sueca.

É quando Hoffman se vê envolvido num caso de droga que corre mal ao terminar com o homicídio de um homem que a sua vida vai ter uma reviravolta e este vê-se perante a missão mais complicada da sua vida: infiltrar-se na mais terrível prisão de alta segurança da Suécia.

Na minha opinião, é uma leitura que inicialmente exige atenção por parte do leitor e explico porquê: Hoffman é o melhor informador da polícia sueca e encontra-se a trabalhar infiltrado numa organização que, apesar da sua legalidade aparente, se trata de uma organização ligada de forma profunda ao mundo da droga. Como tal, nós leitores temos de ter atenção a estes meandros e compreender que Hoffman está associado a esta organização para assim ter conhecimento do que se passa internamente e poder auxiliar a polícia no desmantelamento da mesma.

Assim, Hoffman entra num jogo perigoso quando é infiltrado na maior prisão de alta segurança da Suécia com o intuito de se tornar o vendedor número um de drogas dentro da prisão para, desta forma, a polícia poder acabar com a organização ilícita que comanda o tráfico de drogas dentro daquela prisão.

Para que Hoffman ganhe o respeito dos outros presos dentro da prisão é elaborado um perfil dele afirmando que se trata de um psicopata, um ex-condenado com um cadastro cruel e longo, para que os outros reclusos o encarem com respeito.

Contudo e, apesar deste esquema ter a mão de vários elementos importantes da Polícia, as coisas não vão correr como o esperado e Hoffman vive momentos intensos dentro da prisão.

Por sua vez, o detective-inspector Ewert Greens, responsável pela investigação do homicídio do caso da droga, não deixa de sentir que algo não bate certo quando começa a investigar o caso e descobre que Hoffman era uma das pessoas na casa onde decorreu o crime.

E é assim que compreendemos que, por um lado, há forças dentro da Polícia que encobrem Hoffman e, por outro, existem esforços para que Greens não descubra o que se passa.

É um livro intenso, com um emaranhado de situações e segredos complexos que nos leva ao mundo dos infiltrados e dos esquemas da Polícia. Uma viagem acelerada ao mundo do tráfico de droga dentro das prisões que nos dá uma visão realista dos poderes e favores que existem.

Trata-se de um policial focado na droga e em tudo o que a envolve que me cativou e isto deve-se ao facto dos autores terem conhecimento de causa sobre os mundos que descrevem neste livro. É de realçar que no fim deste livro temos um nota dos autores sobre o que se trata de facto e ficção neste livro "Três Segundos" e achei este apontamento muito interessante.

Uma leitura a fazer sem qualquer dúvida!

CLASSIFICAÇÃO: 5. Muito Bom!



Podem visitar o site da Planeta clicando aqui!

Sem comentários: