segunda-feira, 14 de novembro de 2011

"Os Pilares da Terra II" (Ken Follett): OPINIÃO!

Quando terminei de ler “Os Pilares da Terra I” do autor Ken Follett pensei para mim: “Porque é que não aproveitaste a Festa do Livro da Fnac para comprar logo os 2 volumes com 40% de desconto cada?”. Mas eu primeiro tinha de ler o volume 1 para ver se efectivamente gostava e só depois comprar o volume 2.

Claro está que adorei o primeiro volume e depois fiquei chateada comigo própria por não ter aproveitado a oportunidade de comprar os 2 volumes com um desconto tão apetitoso para os ler seguidos mas pronto por vezes cometemos destes erros.

Como tal esperei pacientemente pela Feira do Livro do Porto que até já estava quase a chegar aos Aliados para comprar o 2º volume d’ “Os Pilares da Terra” na Hora H com 50% de desconto!

Tal como acontece com a maioria dos leitores que compram e compram e compram livros atrás de livros, o 2º volume do Ken Follett ficou na estante até Outubro, até que me decidi lê-lo já que o tema do desafio de Outubro era Romance Histórico.

E pronto lá começo eu a lê-lo e eis que o início do livro gira muito à volta da personagem William Hamleigh: personagem de tal forma bem construída pelo autor Ken Follett que me irritava solenemente! William – um jovem ambicioso, desumano, cruel e bruto que já tinha tido oportunidade de conhecer em “Os Pilares da Terra I”: William deveria ter casado com Aliena – filha do Conde de Shiring – mas esta rejeitou-o. Na onda da ambição e da vingança a família Hamleigh conseguirá ficar com o Condado de Shiring – remetendo a família de Aliena para a miséria.

Com o avançar da leitura foi com enorme prazer que voltei a reencontrar personagens queridas do 1º volume d’ “Os Pilares da Terra”: Tom Pedreiro, Ellen e o seu filho Jack e o Prior Philip.

Neste livro vamos embarcar numa leitura com inúmeros ingredientes interessantes: corrupção, ambição e romance.

Vamos reencontrar o ambicioso Bispo Waleran que tudo tenta fazer para prejudicar e deitar abaixo o Prior Philip e o Priorado de Kingsbridge.

Vamos assistir à história de amor de Aliena e Jack: uma história intensa, cheia de obstáculos e provas duras.

Só posso dizer-vos que Ken Follett escreve os seus romances históricos de forma intensa, repletos de surpresas, suspenses e acontecimentos que nos são capazes de deixar tristes, alegres, revoltados ou estupefactos. É com mestria e excelência que Ken Follett nos transporta para uma Inglaterra do século XII repleta de vilões e corações bons. As personagens são construídas de uma forma tão real e intensa que nos despertam sentimentos positivos e negativos, ao passo que a sequência de acontecimentos nos deixa presos a cada página na expectativa de saber o que irá acontecer de seguida. O leitor fica preso ao livro na ânsia de saber se os bons vencerão e se os vilões detestáveis terão o castigo merecido.

“Os Pilares da Terra” – Volumes I e II foram os únicos livros do autor Ken Follett que li, pelo que apenas vos posso dizer que, dentro do género do romance histórico, o autor arrasa pela sua escrita, enredo, criatividade e profundidade de personagens.

CLASSIFICAÇÃO: 6. Excelente!




Podem visitar o site da Editorial Presença aqui!

E saber mais sobre o livro clicanco aqui!

1 comentário:

Vitor Frazão disse...

Além de estar muito bem escrito a nível de ambientação histórica (claro que tem falhas, mas é impossível fazer um livro do género sem elas), as suas personagens são todas uma corja consumada de sacanas.

Não há uma única que se possa dizer que "sim senhor, é um gajo (ou gaja) decente". Sendo essas falhas que os torna tão incontornavelmente humanos e realistas.