quarta-feira, 13 de novembro de 2013

"Boneca de Luxo" (Truman Capote) (Desafio Clássicos 2013 - Outubro): OPINIÃO!

"Boneca de Luxo" de Truman Capote foi o clássico eleito para ler no mês de Outubro e finda a sua leitura que se faz rápida pelo reduzido número de páginas, chega-se a um momento de pausa e reflexão sobre o alcance deste livro, sobre os seus significados, personagens e envolvência. Já terminei esta leitura há algum tempo e a verdade é que me deixei ficar a pensar se tinha gostado, se não tinha gostado, se tinha gostado muito ou imenso e eis que concluo que ansiava por mais, embora as personagens tenham um carácter muito particular e dinâmico.

Este clássico de Truman Capote apresenta-nos Holly, uma jovem alegre e, ao mesmo tempo, solitária que busca um lugar ao qual possa chamar "casa". Na sua caixa do correio lê-se "Em viagem" e com o decorrer da narrativa verificamos que esta jovem anseia por um lugar onde se sinta em casa finalmente. 

Narrado pela voz do vizinho de Holly, somos levados por uma leitura onde é feito um retrato da sociedade, com os seus vícios, aparecendo-nos esta personagem feminina complexa que suscita dúvidas no leitor: se, por um lado, podemos ver Holly como uma jovem boémia e mundana que desafia as convenções sociais, por outro, podemos entendê-la como alguém que apenas procura a sua felicidade. Quase que sentimos em Holly uma necessidade intensa de realização pessoal, de colo e de afecto, apesar de toda a atenção e luxúria que desperta por parte dos olhares masculinos.

Viajando por uma América dos anos 40 vemos uma sociedade muito específica, sendo que o enredo nos leva para uma história de amizade, amor e desilusões.

Em suma, trata-se de um livro com uma narrativa fluída, cuja escrita simples e directa embala o leitor, enquanto o leva por um enredo onde as personagens são a estrela principal. Não obstante, "Boneca de Luxo" entra na categoria de "livro a ler novamente mais tarde" com outros olhos e uma outra dedicação e atenção.

CLASSIFICAÇÃO: 3. Gostava de ter gostado mais!


Sem comentários: