quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

"O Sonho do Celta" (Mario Vargas Llosa): OPINIÃO

Esta foi uma compra imprevista...não conhecia o livro, nem estava sequer na minha wishlist.

Mas uns dias atrás fui aos ctt enviar uns livros e, enquanto esperava a minha vez de ser atentida, pus-me a espreitar os livros que lá havia (por que é que agora os ctt também têm livros expostos? para ainda nos tentarem mais? lol) e deparei-me com este "O Sonho do Celta" de Mario Vargas Llosa. Como o tema do desafio literário para este mês de Fevereiro era ler um livro de um Prémio Nobel da Literatura decidi espreitar a sinopse.

Posso dizer-vos que não foi daquelas sinopses que me arrebatou mas depois meti-me a ler o início do livro e gostei e tanto gostei que li outros excertos do livro (manias de leitora ler algumas partes ao calhas antes de comprar um livro) e pus-me a pensar: "eu até tenho um vale de desconto de 10€ da Bertrand por gastar...até podia dar um saltinho à Bertrand do shopping e ver se têm o livro...apesar de ser um livro grande, usando o vale desconto compro-o por um preço bem bom" e foi assim que o livro veio parar cá a casa!

Nesse mesmo dia terminei de ler "Mataram a Rainha" e peguei logo neste livro. Não é um livro que eu dissesse que é o meu género mas ando numa fase em que me apetece ler coisas diferentes e então lá fui eu à aventura nas páginas do Prémio Nobel da Literatura 2010.

Gostei. E gostei bastante. E fiquei surpreendida por ter lido um livro de mais de 400 páginas em apenas 9 dias.

Este livro aborda a vida do irlandês Roger Casement, cônsul britânico no Congo Belga em inícios do século XX. E é um relato sobre a vida de Roger, feito na 1ª pessoa, enquanto este se encontra encarcerado numa prisão, acusado de traição contra o seu país - a Irlanda.

Foi um livro que me tocou profundamente e me chocou variadas vezes porque aborda todas as atrocidades que foram feitas durante o regime colonial. É uma viagem a um tempo de colonialismo em que a procura da riqueza justificava todos os meios, mesmo que isso significasse escravizar, maltratar e matar os mais fracos - os indígenas - muitas vezes considerados abaixo de humanos e chamados de selvagens.

Na primeira parte do livro viajamos pelo Congo com Roger à medida que ele descobre todas as atrocidades cometidas e as traz à luz do dia para os ditos "países civilizados" e digo "ditos" porque também os países civilizados cometem as suas atrocidades mas de uma forma muito mais velada, sendo que estes actos acabam por ser encarados com normalidade ao contrário do que se passa nos países colonizados.

Numa segunda parte viajamos com Roger pela Amazónia onde ele vai encontrar também pessoas muito cruéis que tratam outras como escravos.

Além de retratar as atrocidades cometidas durante o regime colonial, "O Sonho do Celta" é também um livro sobre a luta de Roger Casement para conseguir a independência do seu país. Um livro sobre países, lutas de poder, guerras, aliados e inimigos. E é a luta de Roger para conseguir a independência do seu país que o leva à prisão acusado de traição...um livro sobre aventuras e malentendidos, que nos dá a conhecer um pedaço da história da humanidade.

CLASSIFICAÇÃO: 5. Muito Bom!

Sem comentários: