domingo, 22 de abril de 2012

"A Minha Mulher" (Anton Tchekhov) (Desafio Clássicos da Literatura): OPINIÃO

"A Minha Mulher" de Anton Tchekhov foi o primeiro Clássico escolhido para iniciar o Desafio Clássicos da Literatura 2012

Assim iniciei esta leitura com expectativa por voltar a ler um Clássico e pela curiosidade que a sinopse me despertou.

Comecei a ler "A Minha Mulher" e constatei que se tratava da história do casal Pavel e Natália: um casal com uma relação pautada pela distância física e emocional, dentro de uma mesma casa onde habitam em andares separados.

Tendo havido uma pequena reaproximação por ambos estarem a reunir esforços para ajudarem os mais necessitados, Pavel apercebe-se que ainda nutre sentimentos pela sua jovem e bela esposa Natália.

Expectante para ver o desenvolvimento desta relação atípica, o leitor é confrontado com um próximo capítulo intitulado "Um Caso Médico" onde a consciência e riqueza de uma proprietária de fábricas a estão a deixar doente face à pobreza que a rodeia.

Depois surge o capítulo "O Monge Negro" onde se debate a linha ténue entre o génio e a loucura.

Termino este Clássico constatando que se trata de três pequenos contos ou histórias e vendo que não há maior desenvolvimento no conto que dá título a este Clássico - "A Minha Mulher" fiquei um pouco desiludida.

CLASSIFICAÇÃO: 3. Gostava de ter gostado mais

2 comentários:

Flavio P. Oliveira disse...

Não li este livro, mas se eu puder ajudar... indico um dos mais belos romances de Dickens, já filmado diversas vezes, "Grandes Esperanças", um clássico de um dos melhores escritores entre todos.

k=.]

Diana Barbosa disse...

sugestão literária anotada :)