terça-feira, 3 de abril de 2012

"No Calor dos Trópicos" (Flávio Capuleto): OPINIÃO!

"No Calor dos Trópicos" é o romance histórico de estreia do autor português Flávio Capuleto e, finda a leitura, só posso mencionar que ficou a vontade de ler próximos livros que o autor publique.

Inicialmente, o autor dá-nos a conhecer uma história de amor proibida entre Leonor de Mascarenhas, a jovem e bela esposa do importante Visconde D. João Frutuoso e, o jovem Doutor José Afonso Bragança.

Sendo um amor proibido, o autor Flávio Capuleto transporta-nos, de uma forma cativante e bela, para um sentimento profundo e intenso entre dois apaixonados.

Ao ser nomeado Cônsul de Portugal no Brasil, o Dr. Afonso Bragança vê nesta viagem a oportunidade de se afastar de um amor que, embora profundo, lhe poderá trazer complicações caso seja acusado de adultério.

É assim com esta mudança de país que o autor Flávio Capuleto nos vai traçar um retrato do Brasil Imperial de 1888 cheio de desigualdades e marcado pela escravatura.

"No Calor dos Trópicos" conquistou-me porque, por um lado, temos o romance doce e impetuoso de Leonor e Afonso e, por outro, temos a temática dura e cruel da escravatura e isso cria um equilibrio interessante.

Ao introduzir a troca de cartas entre Leonor e Afonso, o autor confere uma dinâmica intimista ao seu livro e faz-nos ficar presos às páginas do livro na ânsia de saber o desfecho deste amor tão intenso.

Ao mesmo tempo, agarra o leitor ao fazer um retrato vívido e realista da situação dos escravos, fazendo com que o leitor sinta na pele as injustiças e vibre com os acontecimentos narrados no livro: vemos a crueldade dos senhores ricos das fazendas e dos seus capatazes protegidos e a situação de miséria e humilhação dos escravos.

Um livro cativante, com uma narrativa rápida e cheia de diálogos, que me fez ficar agarrada desde a primeira até à última página, levando-me por uma leitura que durou apenas 3 dias e que deixou a vontade de ter mais páginas para continuar a ler!

CLASSIFICAÇÃO: 5. Muito Bom!

1 comentário:

Maria Perestrelo disse...

Boa tarde. Também eu sou uma apaixonada pela leitura e ao descobrir o seu blogue verifiquei que conhecemos já muitos livros em comum e temos opiniões sobre os mesmos também muito idênticas. Assim vou seguir os seus conselhos no que diz respeito a leituras e dir-lhe-ei também as minhas opiniões. Obrigada pelo seu blogue. partilhar é dar um pouco de nós.