quinta-feira, 5 de abril de 2012

"Rumo à Liberdade" (Slavomir Rawicz): OPINIÃO!

"As suas acusações baseavam-se inteiramente na convicção de que todos os polacos com instrução média e alta e que viviam perto da fronteira com a Rússia eram inevitavelmente espiões, homens que tinham trabalhado furtiva e poderosamente contra o dia da Libertação Russa." (pág. 15).

É esta convicção errada que leva o jovem Slavomir Rawicz a ser acusado de espiponagem e condenado a 25 anos de trabalhos forçados nos gulags.

Assim, "Rumo à Liberdade" é uma narrativa directa, por vezes crua e extraordinária de uma fuga.

É o relato de uma história verídica, a narrativa de uma jornada de um grupo de homens que ambicionando a sua liberdade lutaram com todas as suas forças, superaram obstáculos incríveis e viveram situações inacreditáveis.

Na voz de Slavomir Rawicz vamos conhecer todos os obstáculos, todas as pequenas vitórias, todas as relações que se foram estabelecendo.

"Rumo à Liberdade" é um relato humano que enaltece a perseverança de um grupo de homens e que nos mostra de forma inequívoca o poder do espírito humano.

Vi-me embrenhada nesta história, torcendo por este grupo de homens, ficando triste por certos acontecimentos e vibrando pelas pequenas grandes vitórias que iam alcançando.

Trata-se de uma narrativa densa que exige do leitor atenção para absorver todo o sofrimento a que estes homens estiveram sujeitos.

"Rumo à Liberdade" do autor Slavomir Rawicz acaba por ser uma exaltação à vida humana e uma lição de vida.

Finda a leitura não pude deixar de reflectir que nós conseguimos tudo desde que lutemos!

CLASSIFICAÇÃO: 5. Muito Bom!






Podem visitar o site da Editorial Presença clicando aqui!

E saber mais sobre este livro
aqui!

Sem comentários: