Somos Todos um Bocado Ciganos
Manuel Jorge Marmelo
Género: Romance
N.º de páginas: 144
Data de lançamento: 11 de maio
PVP: 13,30 €
O Grande Circo Romani não é como os outros. Os artistas vivem precariamente em rulotes e desdobram-se em diferentes personagens, como noutro circo qualquer. São palhaços e acrobatas, mágicos e domadores de animais. A coincidência de um brutal acidente e de um crime tenebroso que tem por vítima Pavarotti, o burro cantor, dá início a uma incursão pelas peculiares figuras deste circo familiar e pelas desconcertantes impressões de um adolescente um bocado cigano, e por isso estigmatizado. Ele sonha vir a ter uma mota para fazer o número do poço da morte, espia o corpo nu da trapezista e anseia pela chegada do dia em que será capaz de fazer gemer as mulheres - como um homem a sério.
Manuel Jorge Marmelo nasceu em 1971, no Porto. É jornalista desde 1989 e estreou-se na literatura em 1996 com o livro O Homem Que Julgou Morrer de Amor. Os mais de vinte títulos que tem publicados incluem romances, crónicas, livros infantis e contos. Conquistou, em 2005, o Grande Prémio do Conto Camilo Castelo Branco com o livro O Silêncio de um Homem Só. É o autor de, entre outros, Aonde o Vento me Levar e As Mulheres Deviam Vir com Livro de Instruções, em breve disponíveis na Quetzal, que já publicou As Sereias do Mindelo, Uma Mentira Mil Vezes Repetida, O Amor É para os Parvos e agora Somos Todos um Bocado Ciganos.
Sobre Uma Mentira Mil Vezes Repetida:
«Em território borgesiano, Manuel Jorge Marmelo faz-nos entrar no salão de espelhos da literatura, esse lugar de simulacros, fraudes e maldições.»
José Mário Silva, Expresso
«Um labirinto literário por onde os viajantes, com ou sem livro debaixo do braço, dificilmente conseguem sair.»
Carlos Câmara Leme, Ler
«Um festim de labirintos narrativos.»
Sara Figueiredo Costa, Time Out
Sem comentários:
Enviar um comentário