sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

"Uma Deusa para o Rei" (Mari Pau Domínguez): OPINIÃO!

"Uma Deusa para o Rei" da autora Mari Pau Domínguez é um livro fascinante sobre Filipe II de Espanha que nos dá uma visão sobre o homem enquanto príncipe e depois enquanto Rei.

Este é simultaneamente um livro que nos leva pelos amores proibidos de Filipe II de Espanha por D. Isabel de Osório, dama de companhia da sua irmã.

Imbuído de uma carga histórica profunda e encantadora, "Uma Deusa para o Rei" faz-nos viajar até Salamanca, 1543 e começa a desvendar-nos a história por detrás deste amor que, ao contrário de muitos amores jovens que se tornam rapidamente passageiros, se prolongou durante toda a vida destas personagens que deixaram a sua marca na história espanhola.

Através de uma escrita onde sobressai um profundo detalhe e conhecimento histórico, a autora Mari Pau Domínguez faz-nos embarcar numa história de amor onde o dever, a posição e a responsabilidade real constituíram o primordial obstáculo ao amor do soberano Filipe II de Espanha e Isabel de Osório.

A autora através de uma narrativa fascinante e rica leva-nos para os meandros de uma história onde o rumo da vida de Filipe II de Espanha é ditado por quatro casamentos, todos eles de suma importância por causa do impacto que assumiam à época no que concerne a alianças entre reinos ou questões políticas.

As amarguras do dever real pautaram a vida de Isabel de Osório que apenas queria Filipe de Espanha - o homem - a seu lado e não o príncipe e, posteriormente, o rei.

A linguagem usada na narrativa pela autora, conjuntamente com o retrato vivo que traça da época (os costumes, os procedimentos reais, os acordos nupciais) fazem o leitor perder-se nesta leitura que está repleta de romance e história.

"Uma Deusa para o Rei" baseia-se em factos, personagens e datas verídicas o que confere uma autenticidade histórica intensa a esta narrativa que cativa o leitor.

Este livro traz-nos a história de Filipe II de Espanha que embora tenha tido quatro casamentos, apenas uma mulher amou - D. Isabel de Osório, a sua deusa.

A autora consegue criar no leitor uma sensação de inquietude ao traduzir tão fielmente a impossibilidade deste amor não se poder realizar na sua plenitude devido às obrigações que um príncipe/rei tem de assumir.

A autora Mari Pau Domínguez confere um romantismo à narrativa que faz palpitar o coração dos leitores mais amorosos.

A par da história de amor entre Filipe II de Espanha e D. Isabel de Osório, a autora Mari Pau Domínguez dá-nos ainda a conhecer não só as personalidades das quatro esposa de Filipe II de Espanha, mas também os seus sentimentos, angústias, medos e desgostos.

"Uma Deusa para o Rei" afigura-se-nos assim como um livro cheio de personagens cativantes e influentes, onde sobressai o carácter histórico e romântico do enredo, enriquecido pela escrita maravilhosa da autora e pela inquestionável riqueza narrativa.

Editado também pela Editorial Presença, a autora Mari Pau Domínguez tem "A Casa dos Sete Pecados" também sobre Filipe II de Espanha, sendo que fiquei com uma vontade imensa de ler este outro livro da autora que me conquistou com "Uma Deusa para o Rei".

CLASSIFICAÇÃO: 6. Excelente!


Sem comentários: