Na minha opinião a autora Susanna Kearsley colocou a fasquia muito alta com o seu anterior livro "O Segredo de Sophia" pelo que quando me deparei com a sinopse deste "Mariana" fiquei deveras curiosa.
Desde pequena que Julia Beckett intuía que Greywethers, numa pequena aldeia, era a sua casa e agora em adulta torna-se a sua proprietária. A intuição de Julia não falha e ao tornar-se proprietária de Greywethers, sente algo poderoso na sua nova casa e a sua vida começa a mudar.
Um laço invisível parece unir inexplicavelmente Julia à sua casa mas também aos seus novos vizinhos fazendo-a sentir como se já os conhecesse há muito tempo. Há uma estranha familiaridade espontânea entre Julia e os vizinhos, sendo que este mistério aos poucos vai sendo desvendado com o decurso da narrativa.
Julia Beckett é muito bem acolhida por esta pequena comunidade quente e amigável, pelo que depressa trava amizade com o jovem aristocrático Geoff - dono do Solar Crofton, com Vivien Wells - dona de um bar e com Iain Sumner, todos eles personagens que cativam pela simpatia, amizade e sentido de humor.
À parte de um enredo fascinante com personagens humanas e calorosas, o encanto desta leitura recai sobre as viagens entre o passado e o presente. Julia e Mariana aparecem-nos como duas personagens que se confundem. Mariana viveu na mesma casa há trezentos anos atrás e viu o seu destino ser tragicamente interrompido ficando uma história de amor por terminar.
Agora será Julia capaz de no presente cumprir o que foi interrompido no passado?
Com classe e expectativa, a autora Susanna Kearsley coloca-nos perante a temática da reencarnação e é inevitável que o leitor se questione sobre se acredita ou não o que o fará embrenhar-se nesta narrativa com maior ou menor emoção, desprendimento e espírito aberto.
Através de Julia e das incursões ao passado ficamos a conhecer a história da jovem e bela Mariana Farr, bem como a história de tantas outras personagens, sendo que a narrativa fascinante e romântica nos leva a viajar por uma Inglaterra do século XVII e por uma história pautada por romance, traição, mentiras e relações.
Com o avançar da leitura, o leitor começa a questionar-se se estas viagens diárias ao passado não estarão a fazer Julia viver mais no passado enquanto Mariana e a impedi-la de viver o presente como Julia na sua plenitude.
A autora Susanna Kearsley voltou a conquistar-me com a sua escrita doce, simples e fluída, à qual aliou com mestria uma narrativa para mim rica e fascinante por conjugar presente e passado de uma forma tão coesa e descomplicada. A forma como a autora faz estes saltos entre presente e passado é serena e não causa qualquer dificuldade na leitura.
A acção, por estar assente nesta narrativa repleta de saltos temporais, torna-se misteriosa levando o leitor a querer viajar entre dois tempos diferentes para conhecer todas as histórias das personagens e a sua evolução.
Susanna Kearsley em "Mariana" volta a mostrar-nos não só a sua criatividade, mas também a sua capacidade para dar vida a personagens reais, empáticas e humanas.
O final foi absolutamente inesperado deixando no leitor a vontade de querer descobrir mais tanto sobre as personagens do passado como as do presente.
CLASSIFICAÇÃO: 6. Excelente!
Sem comentários:
Enviar um comentário