"Em Segredo" de Catherine McKenzie
capta a atenção devido à sua sinopse: uma morte inesperada (Jeff Manning) e
duas mulheres destroçadas por esta perda - a sua esposa Claire e uma colega de
trabalho, Tish. Um aparente triângulo amoroso que indicia afectos escondidos e
segredos por revelar.
Foi precisamente esta aura de mistério que despertou a minha curiosidade e me levou nesta leitura que se faz de emoções, sentimentos e relações complexas.
Jeff e Claire pareciam ter um casamento tranquilo e feliz. Mas à medida que a autora Catherine McKenzie nos vai dando a conhecer melhor as personagens vamo-nos apercebendo da realidade deste casamento.
Numa narrativa que é feita a três vozes (Jeff, Claire e Tish) vamos percebendo o ponto de vista de cada um dos intervenientes no que se refere ao que sentem verdadeiramente, às questões mal resolvidas do passado, às mágoas guardadas e aos laços que surgem em momentos mais frágeis das nossas vidas.
À medida que vamos conhecendo o olhar de cada uma das três personagens principais vamos entrando numa narrativa que é feita de segredos, onde tanto Jeff como Claire e Tish têm algo a esconder, algo por resolver no seu interior. As relações amorosas são colocadas em destaque e a narrativa feita por três narradores distintos, em capítulos alternados, permite-nos compreender que cada uma das personagens tem a sua participação directa ou indirecta neste triângulo amoroso. É inevitável que o leitor se questione sobre a natureza da relação que Jeff e Tish estabeleceram. Por vezes, o leitor coloca em questão se existiu mesmo alguma relação amorosa entre Jeff e Tish e se Claire terá razões reais para achar que Jeff a traiu em vida. E é só com o aproximar do desfecho final que compreendemos o verdadeiro alcance deste triângulo feito de laços e sentimentos.
Através de uma escrita serena, a autora Catherine McKenzie leva-nos por um enredo simples onde as fragilidades das relações amorosas são bem exploradas. Contudo, a narrativa carece de uma maior profundidade no que diz respeito às personagens faltando-lhes o brilho especial que as torne mais humanas e próximas do leitor. Não obstante este aspecto, "Em Segredo" revela-se um romance onde os laços afectivos e familiares são postos a nu, em equilíbrio com a dose certa de suspense e mistério.
CLASSIFICAÇÃO: 4. Bom!
Sem comentários:
Enviar um comentário