São vários os livros da autora Sveva Casati Modignani que tenho cá em casa, mas a verdade é que ainda só li "Um dia naquele inverno", "O Barão" e "A Família Sogliano". Cada uma destas leituras revelou-se um prazer e, por isso, vou juntando livros desta autora à minha colecção para ir intercalando com outras leituras. Sveva Casati Modignani é sem dúvida uma autora capaz de construir personagens que cativam o coração do leitor e conferem um brilho único às suas narrativas.
Neste último romance lançado a 19 de Setembro, pela Porto Editora, a autora conta-nos a história da família Sogliano onde se revelam afectos, relações e segredos. Este é inquestionavelmente um livro que gira em torno da família e das dinâmicas que cada uma das personagens estabelece entre si.
Entramos na leitura e somos logo confrontados com um evento que dita o decurso de toda a acção futura: a morte de Edoardo Sogliano. Conhecida como uma família dedicada ao coral, Edoardo estava à frente dos negócios dos Sogliano até morrer num acidente de automóvel. A sua esposa Orsola vê a sua vida mudar drasticamente com esta perda. Os cinco filhos do casal sofrem uma perda marcante e cada um a sente de forma diferente. A mãe de Edoardo - Margherita - perde um filho, mas mantém o seu abraço aconchegante sob toda a família. Não obstante, esta perda inesperada, Orsola vê-se confrontada por uma descoberta surpreendente: o seu marido Edoardo teve outro filho, o pequeno Steve.
É à volta deste cenário envolvente que a acção vai decorrer e a narrativa ganhar cor e ritmo. É nas situações mais complexas da vida que a nossa força transparece. E Sveva Casati Modignani é mestre em oferecer-nos personagens com coração e personalidade.
Edoardo guardava um segredo. A sua morte e este segredo afectam Orsola. Afinal, como Edoardo foi capaz de a trair e ter outro filho? Porque não lhe contou a verdade? Será que Orsola deve manter este segredo ou procurar o pequeno Steve? Deverá Orsola contar à sua família sobre a existência de Steve? Como reagirão os seus cinco filhos a esta criança? Que imagem irão formar sobre o seu pai? São estas e muitas mais questões que vemos surgir no âmago de Orsola e o decorrer da narrativa traz-nos, a pouco e pouco, cada uma das respostas.
À medida que vamos descobrindo este segredo de Edoardo, vamos conhecendo melhor Orsola. Deparamo-nos com revelações sobre esta mulher que nos deixam surpresos. Edoardo não era o único a ter segredos.
Simultaneamente, Sveva Casti Modignani presenteia-nos com a forte e independente Margherita e, à medida que a vamos desvendando de forma mais profunda, vamos descobrindo uma mulher maravilhosa com um passado cheio de paixões.
Cada uma das personagens se vai revelando gradualmente e mostrando a sua magia única. À parte da família Sogliano, a autora introduz na narrativa a história sobre a mãe de Steve: como ela e Edoardo se conheceram e envolveram. E, mais do que vermos a traição de Edoardo a Orsola, vemos a história e o passado desta jovem mãe e mulher. Através desta personagem a autora introduz o tema da violência doméstica e carrega as vivências desta mulher com sofrimento e superação.
No que diz respeito aos cinco filhos de Edoardo e Orsola, cada um se revela único e especial. E o que salta à vista do leitor é o amor que une esta família. Cada um dos filhos deste casal mostra a sua personalidade, a sua complexidade, a sua reacção à perda, às novas responsabilidades familiares e às revelações que modificam toda a estrutura familiar e que exigem uma capacidade de adaptação intensa. A verdade é que cada uma das personagens revela um comovente coração capaz de acolher no seu seio familiar cada uma das mudanças inesperadas que atingem a sua família.
Assim sendo, este livro da autora Sveva Casati Modignani é, sem qualquer sombra de dúvida, um livro sobre família e sobre afectos. A escrita fluída e repleta de emoções faz com que o leitor se deixe envolver por cada palavra, por cada linha, por cada página. São-nos também oferecidos conhecimentos sobre o mundo do coral e da sua manufactura que fazem parte da história desta família há muito tempo.
Em suma, "A Família Sogliano" brinda-nos com uma narrativa feita de amores e paixões, afectos, relações e segredos, bem como conquistas e insucessos, alegrias e tristezas. Este romance abrange inquestionavelmente uma variedade imensa de sentimentos.
CLASSIFICAÇÃO: 5. Muito Bom!
Sem comentários:
Enviar um comentário