sábado, 5 de setembro de 2009

O que ler até ao final do ano

Setembro e Outubro são os meses de toda a abundância no que a novidades editoriais diz respeito. Há novos romances de Saramago e António Lobo Antunes na forja, mas a oferta inclui ainda outros Nobel, clássicos e estreias mundiais.

A palavra "crise" já saiu do léxico das editoras nacionais, a avaliar pela quantidade das propostas para o derradeiro trimestre, ou será precisamente o aperto financeiro que leva o meio editorial a apostar todas as cartadas num período em que existe maior disponibilidade para a compra? Qualquer que seja a resposta, um dado parece certo: os leitores indefectíveis vão ter uma tarefa árdua na hora de escolher quais os livros a levar para casa, tantas são as propostas ao seu dispor.

O ritual dos derradeiros anos cumpre-se e António Lobo Antunes e José Saramago voltam a brindar os seus leitores com novos trabalhos. Do único Nobel da Literatura em língua portuguesa sabe-se que "Caim" chega às livrarias a 14 de Outubro e promete acirrar os ânimos religiosos, ao "questionar a figura de Deus com humor e ironia".

Infatigável, Lobo Antunes publica em Outubro o 23º romance em três décadas de actividade literária: "Que cavalos são aqueles que fazem sombra no mar?", criado a partir de uma canção de Janita Salomé e Vitorino. A obra do autor de "Eu hei-de amar uma pedra" volta a estar na ordem do dia com a publicação de um livro de entrevistas do jornalista João Céu e Silva. É o quarto da série "Uma longa viagem com...", que teve em Álvaro Cunhal, Miguel Torga e José Saramago os entrevistados iniciais.

Por muito protagonismo que concentrem em seu redor os dois romances anteriores, a ficção nacional prevista para os próximos meses contempla mais nomes. Francisco José Viegas ("O mar em Casablanca"), Luísa Costa Gomes ("Ilusão - ou o que quiserem"), Gonçalo M. Tavares (ainda sem título) e Dulce Maria Cardoso ("Chão de pardais") são disso exemplo. Mário Zambujal está de volta à ficção com "Uma noite não são dias".

2 comentários:

Laelany disse...

Olá :D
Parece que estes meses que estão a chegar vamos ter muitas novidades!

Tens dois selinhos à tua espera no meu blog ;)

Diana Barbosa disse...

Pois estes próximos meses vai ser difícil controlar a carteira lol Laelany :)