A 80.ª Feira do Livro do Porto abre ao público a 1 de Junho na Avenida dos Aliados, anunciaram hoje, segunda-feira, os presidentes da Câmara do Porto e da APEL, pondo, assim, termo a uma polémica relativa à localização do certame.
A decisão foi divulgada em comunicado, assinado por Rui Rio e Paulo Teixeira Pinto, na sequência de contactos telefónicos entre a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) e a Câmara do Porto.
As duas instituições "ultrapassaram as dificuldades existentes e clarificaram a coordenação das diversas iniciativas planeadas para a Avenida dos Aliados, de forma a permitir uma gestão harmoniosa de eventos", sem pôr em causa o protocolo celebrado em 2009 entre o Município do Porto e a APEL para a realização da Feira do Livro na Baixa da Cidade, lê-se no comunicado.
Encerrada à meia noite de domingo a edição de Lisboa, "os trabalhos de montagem da Feira do Livro do Porto começam hoje mesmo, e prosseguem ao longo da semana, de forma a que o evento seja inaugurado no primeiro dia do mês das Festas da Cidade, enriquecendo assim o intenso programa de animação da Baixa", acrescenta.
Na edição de 2009, ano de estreia do regresso da Feira do Livro à Baixa, o evento foi "maciçamente reconhecido como um enorme sucesso, mobilizando muitas dezenas de milhares de visitantes e compradores", refere ainda o comunicado.
A polémica entre a Câmara do Porto e a APEL rebentou quando, a 14 de Maio, o secretário-geral da organização afirmou que a Feira do Livro decorreria na Praça da Boavista, junto à Casa da Música, e não na Avenida dos Aliados.
A Câmara do Porto, porém, garantiu de imediato que a feira do livro iria realizar-se na Avenida dos Aliados, lembrando que é isso que está previsto no contrato que estipula a saída do Pavilhão Rosa Mota.
A Feira do Livro do Porto realiza-se entre 1 e 20 de Junho.
Fonte: Notícia retirada do JN
Sem comentários:
Enviar um comentário