sexta-feira, 7 de maio de 2010

Passatempo para breve: "O Rapaz Que Prendeu o Vento" (Presença)

A Editorial Presença publicou no dia 4 de Maio o livro "O Rapaz Que Prendeu o Vento", da autoria de William Kamkwamba e Bryan Mealer, uma história verídica que nos conta como um pequeno rapaz do Malawi conseguiu resgatar da pobreza a família e a aldeia em que vivia. Bestseller do New York Times, seleccionado pela Amazon.com e pela Publishers Weekly o melhor livro de 2009.

NOTA: Estejam atentos porque amanhã iniciarei um passatempo para este livro :D

Dados sobre o livro:

Autores: William Kamkwamba e Bryan Mealer
Título Original: The Boy Who Harnessed the Wind
Tradução: Saul Barata
Páginas: 304
Colecção: Vidas d’ Escritas Nº 8

Sinopse:

"William Kamkwamba nasceu no Malawi, onde vivia na mais absoluta pobreza e, aos 13 anos, teve de abandonar a escola por falta de meios. Mas isso não refreou o seu optimismo nem a sua vontade de aprender e, graças a uma biblioteca escolar, continuou a acompanhar as matérias escolares. Um dia descobriu um livro que mudaria por completo a sua vida e que explicava o funcionamento dos moinhos de vento. Utilizando materiais improvisados, muitas vezes recolhidos em sucatas, William conseguiu montar dois moinhos de vento e, assim, fornecer energia eléctrica e água à sua pequena comunidade. O seu feito tornou-se notícia em todo o mundo e é contado neste livro cativante, que retrata os problemas que afligem o continente africano e sugere que as melhores soluções não partem necessariamente da ajuda dos países ricos."

Sobre os autores:

William Kamkwamba
estuda actualmente na African Leadership Academy, em Joanesburgo e recebe frequentes convites para palestras e entrevistas de vários países.

Bryan Mealer é jornalista e autor do livro All Things Must Fight to Live: Stories of War and Deliverance in Congo, que resulta da sua experiência como correspondente de guerra na República Democrática do Congo.

CITAÇÕES DE IMPRENSA ESTRANGEIRA

«Esta história lindíssima despe a vida de tudo o que é acessório (...)» - Publishers Weekly starred review

«O sucesso de William Kamkwamba com a energia eólica é o exemplo acabado do que alguém, apenas com uma ideia inspiradora, pode fazer para enfrentar a crise que atravessamos. O seu livro conta-nos uma história comovente e empolgante.» - Al Gore, Prémio Nobel da Paz.

3 comentários:

Clube Dos Livros disse...

Vou participar... :P

Diana Barbosa disse...

Fica atento Paulo :)

Stella disse...

Oi!... :)

Tenha um bom fim de semana!