sexta-feira, 24 de junho de 2011

"Vingança em Sevilha" (Matilde Asensi): OPINIÃO!

"Vingança em Sevilha" foi a leitura que preencheu a minha vida durante 3 dias e posso dizer que a escrita da autora Matilde Asensi me conquistou.

Desde a primeira página somos transportados para um mundo do século XVII cheio de personagens e descrições realistas.

Ficamos a conhecer a história de Catalina Solís ou deverei dizer Martín Nevares? Confusos? Eu passo a explicar: Catalina é Martín são a mesma pessoa.

Quando o pai biológico de Catalina morre, Esteban Nevares perfilha Catalina como sendo o jovem Martín (filho que Esteban havia perdido) para Catalina de um casamento inconveniente.

Assim começa a vida dupla de Catalina/Martín.

Quando Esteban é preso injustamente a mando da infame família dos irmãos Curvo, o ódio de Esteban cresce dentro de si e, no leito da sua morte, faz Catalina/Martín jurar vingança aos Curvo, afinal Esteban quer a morte de todos os Curvo (Fernando, Diego, Arias, Juana e Isabel).

Até chegar este episódio do juramento de vingança, vamos conhecer outras personagens que irão ser o auxílio de Catalina na sua luta pela vingança, nomeadamente o seu compadre Roberto.

Vamos embarcar em descrições sobre a época e outros acontecimentos que contribuem ainda mais para o crescente ódio sobre a família Curvo.

E depois do juramento de vingança vamos viver numa Sevilha onde a condições social e a riqueza são clara e visivelmente ostentadas.

Vivemos numa Sevilha do século XVII onde o estatuto social e os títulos de nobreza são comprados e onde famílias que nasceram sem berço crescem graças aos títulos que conseguem através do dinheiro.

Com a ajuda de Clara Peralta (amiga de juventude de mãe de Catalina - María Chácon) e do Conde Piedramedina, Catalina vai engendrar um plano de vingança contra os Curvo, plano esse altamente inteligente.

Ao saber que Martín Nevares também é procurado, pois Fernando Curvo jurou matá-lo com a sua própria espada, este decide adoptar o papel de Catalina - uma jovem dama viúva e rica que vem viver para Sevilha.

E é assim, como Catalina Solís, que vai conhecer e desenvolver relações com 4 dos 5 irmãos Curvo (Arias Curvo não está em Sevilha). Sem saberem, os Curvo vão deixar Martín Nevares - seu inimigo - entrar nas suas vidas.

E é ao longo da leitura que vamos uma sociedade sevilhana fraca, cheia de aparências sociais, onde o que parece às vezes engana e onde os casamentos são meros contratos com vista à elevação social.

Assim, é nesta sociedade triste que Catalina vai, um a um, matar os Curvo e cumprir a promessa que fez ao seu pai Esteban.

Posso dizer que achei a forma como Catalina planeou as várias mortes dos Curvo muito inteligente. Não se limitou a uma vingança assente na morte directa e pronto. O seu plano foi mais ambicioso: matar um Curvo de cada vez, sem que as suspeitas recaissem sobre si e, acima de tudo, mortes antecipadas pela revelação da sua idade - Martín Nevares.

Este livro despertou-me a atenção para a autora Matilde Asensi que, de forma inteligente e criativa, nos envia para uma Sevilha única, cheia de ódio e aparências, onde a vingança é o tema principal.

CLASSIFICAÇÃO: 5. Muito bom!

6 comentários:

Mira disse...

Por causa da tua opinião, adivinha lá o q fiz? :P

Comprei-o agr mesmo no leilões. Agora é esperar pela conclusão do negócio ;)

Bjinhos e continua com as excelentes opiniões.

Diana Barbosa disse...

Fizeste boa compra Mira :)

Depois diz-me o que achaste :D

Beijinho

Anónimo disse...

Como é que são os livros desta autora? têm romance tb?

Diana Barbosa disse...

Sim anónimo têm algum romance sim com mistério também.

LM disse...

Aproveito para deixar o meu comentário.
Comprei este livro para um trabalho e simplesmente adorei... tudo!
A história é fantástica e prende-nos por completo. Adorei!
Vou procurar outros da autora :)

Diana Barbosa disse...

LM saiu recentemente outro livro da autora desta série :)

Espreita aqui:

http://www.wook.pt/ficha/terra-firme/a/id/14349912

Boas leituras!