Amanhã, quarta, 1:: Carla Rodrigues Cardoso apresenta 'Seduzir ou Informar' na Bulhosa
Com moderação da professora e investigadora em media e jornalismo, Cristina Ponte
A jornalista e professora universitária, Carla Rodrigues Cardoso, apresenta, esta quarta-feira, 1 de fevereiro, às 18h30, na Bulhosa de Entrecampos, o seu novo livro, Seduzir ou Informar, com a chancela MinervaCoimbra. O livro discute a capa de uma newsmagazine enquanto elemento decisivo na opção de compra entre dois títulos concorrentes e a sessão será moderada pela professora e investigadora em media e jornalismo, Cristina Ponte.
Título: Seduzir ou Informar
Com moderação da professora e investigadora em media e jornalismo, Cristina Ponte
A jornalista e professora universitária, Carla Rodrigues Cardoso, apresenta, esta quarta-feira, 1 de fevereiro, às 18h30, na Bulhosa de Entrecampos, o seu novo livro, Seduzir ou Informar, com a chancela MinervaCoimbra. O livro discute a capa de uma newsmagazine enquanto elemento decisivo na opção de compra entre dois títulos concorrentes e a sessão será moderada pela professora e investigadora em media e jornalismo, Cristina Ponte.
Título: Seduzir ou Informar
Autora: Carla Rodrigues Cardoso
Páginas: 174
Editora: MinervaCoimbra
PVP: 17 €
SINOPSE
Nas bancas alinham-se centenas de revistas que lutam por atenção. A capa faz a diferença neste jogo de sedução e muitas vezes é o elemento decisivo na escolha entre dois títulos concorrentes.
Seduzir ou Informar desmonta a lógica de criação da capa das newsmagazines, partindo da análise do rosto deste género específico de imprensa. Seleccionou-se um conjunto diversificado de títulos que inclui a newsmagazine portuguesa mais antiga e de maior tiragem – a Visão – e três das newsmagazines internacionais com tiragens mais elevadas – L’Express, Newsweek e Veja. Em termos metodológicos, fizeram-se duas apostas: conjugar a análise de conteúdo, que procura eventuais padrões; com a análise semiológica, que olha cada capa como dispositivo imagético e textual, interpretando as narrativas que lhe conferem unidade, coerência e sentido. […]
A questão orientadora, que enforma toda a investigação, é saber de que forma a capa de revista de informação geral funciona como dispositivo de comunicação. O leitor de newsmagazines, inspirado pela herança da pioneira norte-americana Time, espera encontrar informação concisa e diversificada, nacional e internacional, assim como uma abordagem séria e equilibrada das problemáticas. Serão estas também as preocupações subjacentes à montagem do dispositivo capa de newsmagazine?
Carla Rodrigues Cardoso é licenciada e mestre em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde prepara a dissertação de doutoramento, tendo-se especializado na área de Estudos dos Media e do Jornalismo. Iniciou a sua carreira profissional com um estágio no Diário de Notícias em 1994, tendo integrado as redacções do jornal diário Manhã Popular e da newsmagazine Factos, títulos entretanto extintos.
Carla Rodrigues Cardoso é licenciada e mestre em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde prepara a dissertação de doutoramento, tendo-se especializado na área de Estudos dos Media e do Jornalismo. Iniciou a sua carreira profissional com um estágio no Diário de Notícias em 1994, tendo integrado as redacções do jornal diário Manhã Popular e da newsmagazine Factos, títulos entretanto extintos.
Foi ainda jornalista do Semanário, antes de passar a trabalhar em regime de freelance. É professora da Universidade Lusófona desde 1997, na Escola de Comunicação, Artes e Tecnologias da Informação. Assegura a coordenação pedagógica da Licenciatura em Comunicação e Jornalismo e a coordenação da redação do portal LOC – Lusófona Online: Conteúdos, onde escreve a crónica quinzenal Perspe(c)tivas.
Tem conduzido investigação sobre newsmagazines desde 2000. Em 2009 publicou os artigos A Capa de Newsmagazine como Dispositivo de Comunicação na revista OBS e Padrões e Identidades nas Capas de Newsmagazines nas Actas Digitais do IV Congresso da SOPCOM. Publicou em 2011 Obama on the Cover no JRE On-Line Journal, em resultado da sua participação na Conferência IAMCR 2010. É membro da ECREA e da SOPCOM e investigadora do CICANT e do CIMJ, onde é vogal do Conselho Fiscal.
Tem conduzido investigação sobre newsmagazines desde 2000. Em 2009 publicou os artigos A Capa de Newsmagazine como Dispositivo de Comunicação na revista OBS e Padrões e Identidades nas Capas de Newsmagazines nas Actas Digitais do IV Congresso da SOPCOM. Publicou em 2011 Obama on the Cover no JRE On-Line Journal, em resultado da sua participação na Conferência IAMCR 2010. É membro da ECREA e da SOPCOM e investigadora do CICANT e do CIMJ, onde é vogal do Conselho Fiscal.
Cristina Ponte é professora Auxiliar com Agregação em Estudos dos Media e do Jornalismo no Departamento de Ciências da Comunicação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, onde lecciona cadeiras a nível de licenciatura e mestrado. Na última década tem realizado investigação sobre jornalismo e sobre crianças e media. Orientou 18 dissertações de mestrado, todas já concluídas, e orienta actualmente 14 teses de doutoramento sobre estes temas.
Membro fundador do Centro de Investigação Media e Jornalismo (CIMJ), coordena a equipa portuguesa da rede europeia EU KIDS ONLINE, financiada pelo Programa Europeu Safer Internet Plus (www.fcsh.unl.pt/eukidsonline), desde 2006. Entre 2009 e 2011 dirigiu o Projecto Inclusão e Participação digital, do Programa UT Austin-Portugal (http://digital_inclusion.up.pt/).
Membro fundador do Centro de Investigação Media e Jornalismo (CIMJ), coordena a equipa portuguesa da rede europeia EU KIDS ONLINE, financiada pelo Programa Europeu Safer Internet Plus (www.fcsh.unl.pt/eukidsonline), desde 2006. Entre 2009 e 2011 dirigiu o Projecto Inclusão e Participação digital, do Programa UT Austin-Portugal (http://digital_inclusion.up.pt/).
Sem comentários:
Enviar um comentário