domingo, 1 de janeiro de 2012

"Lotaria" (Patricia Wood): OPINIÃO!

"Lotaria" é o livro de estreia da autora Patrícia Wood e finda a sua leitura eu só posso dizer: que bela maneira para uma autora se estrear no mundo da Literatura!

"Lotaria" conta-nos a história de Perry - um menino com um QI de 76 - apenas um ponto acima daquilo que a ciência convencionou considerar limitação cognitiva. E perguntam vocês: mas o que é que isso tem de tão fascinante?

Eu passo a explicar: este livro é fascinante porque Perry viveu com a avó desde pequeno e esta avó foi extraordinária! Dotada de uma sabedoria cativante, a avó de Perry não deu importância a este valor de QI e ensinou a Perry que ele era apenas um pouco mais lento que os outros. Além deste ensinamento, a avó de Perry transmitiu-lhe tantos outros que o guiaram à medida que foi crescendo.

Ao contrário de muitos outros que automaticamente olhavam para as limitações cognitivas de Perry, a sua avó deu-lhe todo o amor e toda a estrutura para Perry se tornar num adulto completamente autónomo e funcional. Mas mais do que isso, a avó de Perry deu-lhe as ferramentas necessárias para ele saber pensar por ele próprio e para saber compreender as segundas intenções dos outros e em quem deveria confiar.

Quando Perry perde a sua avó, vai ser o seu grupo de amigos de longa data que o vai acarinhar e auxiliar durante a sua vida e a sua aventura: é que Perry ganha a lotaria e, instantaneamente, surgem inúmeros familiares interessados no seu dinheiro.

Mas Perry não é "burro" nenhum como os seus irmãos-primos pensam. Estes julgavam que ia ser fácil ficar com o dinheiro de Perry mas este surpreende todos quando mostra que sabe bem em quem pode confiar. E, acima de tudo, Perry demonstra uma capacidade fascinante para avaliar a real importância que o dinheiro tem na vida dos seres humanos.

Poderíamos pensar que Perry, ao ficar rico, iria gastar rios de dinheiro em compras e aquisições supérfulas, mas uma vez mais Perry surpreende-nos: ele apenas quer pequenas coisas e esta forma de ser de Perry é o que nos conquista desde a primeira página do livro.

Para mim "Lotaria" é um livro cheio de ternura, esperança e, sobretudo, um livro repleto de ensinamentos preciosos. A avó de Perry e o próprio Perry são duas personagens que me tocaram profundamente. O facto de ter lido este livrinho nesta época natalícia aqueceu-me o coração.

"Lotaria" é um livro cheio de ensinamentos, com uma escrita suave e fluída e personagens que nos conquistam à primeira vista. Um livro que entrou automaticamente no meu "Top 15" por tudo que me transmitiu e ensinou.

CLASSIFICAÇÃO: 7. Absolutamente fantástico!





Podem visitar o site da Editorial Presença clicando aqui!

E saber mais sobre este livro aqui!

3 comentários:

v_crazy_girl disse...

Sempre que leio uma crítica a este livro leio sempre a mesma coisa "um dos melhores livros do ano" ou "uma muito boa estreia"... Estou a ver que é um livro mesmo a ler!! :D

Diana Barbosa disse...

v_crazy_girl para mim um livro a não perder :)

Enche-nos o coração de ternura e ensinamentos.

v_crazy_girl disse...

Já está na lista de livros a ler... ai que ela está tão grande xD