quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

"Anjos na Neve" (James Thompson): OPINIÃO!

"Anjos na Neve" é o livro de estreia do autor James Thompson publicado pela Porto Editora e o primeiro livro de uma série protagonizada pelo inspector Kari Vaara.

As primeiras linhas do capítulo 1 mostram imediatamente ao leitor que vai ser uma leitura emocionante e quando somos confrontados com a notícia da morte da estrela de cinema negra Sufia Elmi intuimos logo que a leitura além de emocionante, se tornará compulsiva.

Após confrontados com este início fascinante ficamos agarrados ao livro quando nos deparamos com a forma cruel como Sufia foi assassinada.

Só que à medida que a acção se vai desenrolando constatamos que este crime é apenas o início de muitas surpresas.

O autor James Thompson consegue atrair-nos de forma hipnotizante para esta leitura onde por um lado acompanhamos a vida do inspector Kari Vaara e, por outro, nos embrenhamos na investigação meticulosa do homicídio de Sufia.

O autor conduz o seu leitor pelos meandros da vida do inspector Kari Vaara que, de forma surpreendente, se vão cruzar com a investigação policial: além de Kari se debater com as dificuldades da sua actual esposa americana - Kate - em adaptar-se à frieza da Finlândia (não só frieza climática mas essencialmente frieza das pessoas), vai constatar, na sua investigação, que o principal suspeito - Seppo Niemi - foi o homem pelo qual a ex-mulher de Kari o trocou.

Estas ligações familiares vão tornar o caso ainda mais complicado e levar o leitor para uma leitura vertiginosa onde os acontecimentos se sucedem com rapidez e onde as surpresas surgem quando menos se espera.

O autor conseguiu criar uma rede intricada de ligações entre personagens que fazem o leitor desconfiar de todos. É que a morte de Sufia Elmi é apenas o início e, ainda por cima, sendo uma estrela de cinema negra, a sua morte levanta a questão: terá sido um homicídio de natureza sexual ou racista?

"Anjos na Neve" de James Thompson possui uma escrita que cativa o leitor e o ritmo da acção faz com que seja difícil largar o livro e, como tal, não poderia concordar mais com autor Michael Connelly quando diz que "Anjos na Neve" é "um livro fantástico. Deixei-me conduzir de imediato a um estranho mundo novo, ficando seu prisioneiro da primeira à última página. Uma obra magistral."

CLASSIFICAÇÃO: 6. Excelente!



Sem comentários: