terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Civilização publica "Civilização - O Ocidente e os Outros" de Niall Ferguson

Título: Civilização - O Ocidente e os Outros
Autor: Niall Ferguson
Título original: Civilization – The West and the Rest
Tradução: Miguel Mata
Páginas: 488 + 24
Encadernação: Capa mole
Família: Atualidade
EAN: 9789722632553
ISBN: 978-972-26-3255-3
PVP: 18,90 €
Lançamento: Fevereiro de 2012


Considerado pela Time Magazine como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo

Civilização publica Civilização - O Ocidente e os Outros de Niall Ferguson

Sinopse:

Se no ano de 1411 pudéssemos circum-navegar o mundo, ficaríamos deveras impressionados com as deslumbrantes civilizações do Oriente. A Cidade Proibida estava em construção na Beijing ming; no Próximo Oriente, os Otomanos cercavam Constantinopla. Devastada pela peste, pela falta de um sistema de esgotos e pela guerra incessante, a Inglaterra era, em contraste, um miserável charco de água estagnada. Os outros reinos conflituosos da Europa Ocidental – Aragão, Castela, Escócia, França e Portugal – estariam pouco melhor. Quanto à América do Norte, no século XV era uma região inóspita e anárquica comparada com os domínios dos Astecas e dos Incas. A ideia de que o Ocidente viria a dominar os Outros durante a maior parte da metade do milénio seguinte seria fantasiosa. E, porém, foi o que aconteceu.

O que caracterizava a civilização da Europa Ocidental e que consistiu num trunfo em relação aos aparentemente superiores impérios do Oriente? A resposta, segundo Niall Ferguson, é que o Ocidente desenvolveu seis “aplicaçõeschave” que os Outros não possuíam: competição, ciência, democracia, medicina, consumismo e ética de trabalho. A pergunta-chave hoje é se o Ocidente terá ou não perdido o seu monopólio nestas seis áreas. Se assim for, avisa Ferguson, podemos estar a viver o fim da ascendência ocidental.












Sobre o autor:

Niall Ferguson
nasceu em 1964 em Glasgow, na Escócia. É um historiador do imperialismo moderno muito conhecido, tendo já uma vasta obra publicada. É professor na Universidade de Harvard, na Hoover Institution da Universidade de Stanford e investigador do Jesus College na Universidade de Oxford. Atualmente é o historiador mais conhecido dos Estados Unidos e um reputado comentador de televisão e rádio sobre assuntos de política e economia contemporâneas.
Niall Ferguson é campeão académico de História Virtual: gosta de imaginar desfechos alternativos para a história. Para ele não há caminhos na história que determinam o que vai acontecer, o mundo não é progressivo nem regressivo, são as ações individuais que determinam se vivemos num mundo melhor ou pior. Outra das suas áreas de interesse é a história judaica.
Mais informações sobre o autor em http://www.niallferguson.com/







Sem comentários: