Assim que li o primeiro livro de Camilla Läckberg - A Princesa de Gelo - fui conquistada pela autora e, como tal, sempre que sai novo livro eu tenho logo de o comprar e ler.
Assim aconteceu com este livro "Os Diários Secretos" que me acompanhou durante quatro dias de férias.
Erica encontra uns diários da sua mãe Elsy e está dado o mote para mais um excelente livro.
Juntamente com os diários, Erica encontra uma medalha nazi e através de flashbacks, a autora leva-nos à juventude de Elsy vivida nos anos 1940.
Neste "Os Diários Secretos", Camilla Läckberg além de nos trazer o mistério sobre o passado da família de Erica, traz-nos ainda um homicídio e também a rotina familiar de Erica e Patrik.
Agora é Patrik Hedstrom que está a gozar a licença de paternidade encarregue de tomar conta da bebé Maja enquanto Erica regressa ao trabalho.
Contudo, quando dois jovens encontram o corpo de Erik Frankel - historiador especializado na Segunda Guerra Mundial - Patrik sente dificuldade em manter-se afastado do seu trabalho: o seu espírito de polícia é mais forte do que ele.
Patrik tenta conciliar os cuidados a Maja com a sua curiosidade sobre este crime, enquanto que Erica começa a ficar inquieta: antes de morte de Erik tinha-lhe levado a medalha nazi da mãe para tentar obter mais informações: terá esta sua visita desencadeado acontecimentos que levaram a este crime?
É com este pano de fundo que Camilla Läckberg leva mais uma vez o seu leitor para uma história cheia de mistério onde o virar de página e a expectativa ganham um ritmo alucinante.
Ao mesmo tempo que Erica vai lendo os diários da mãe com quem sempre manteve uma relação conturbada até à sua morte e vai descobrindo aspectos que desconhecia, vai decorrendo a investigação do homicídio de Erik e vão surgindo inquietantes ligações entre as vivências do passado da mãe de Erica e os acontecimentos presentes, nomeadamente a morte de Erik Frankel.
É com mestria que a autora Camilla Läckberg consegue tecer uma intricada rede entre segredos do passado e acontecimentos do presente levando o leitor a suspirar de ansiedade e a embarcar numa leitura repleta de mistérios.
Simultaneamente, Camilla Läckberg cimenta no coração do leitor um carinho especial pela família Erica, Patrik e Maja. Isto acontece porque a autora consegue introduzir um universo muito humano nos seus livros ao apresentar-nos a dinâmica familiar destes pais recentes.
Quem leu os livros desde o início e por ordem ("A Princesa de Gelo", "Gritos do Passado", "Teia de Cinzas" e "Ave de Mau Agoiro") não pode deixar de sentir que tem vindo a crescer com esta família.
A forma harmoniosa como Camilla Läckberg introduz nos seus livros uma componente humana e familiar e crimes cheios de mistério não deixa o leitor indiferente.
"Os Diários Secretos" é muito mais que a morte de Erik e os diários de Elsy ou a vida de Erica e Patrik: é um livro cheio de outras personagens ricas, surpresas e revelações marcantes e relações do passado/presente surpreendentes.
Para não desvendar demais só posso aconselhar a leitura deste livro que nos brinda com uma narrativa cheia de mistério e humanidade.
Como sempre Camilla Läckberg não desilude: as páginas são devoradas e a autora mais uma vez mostra que é mestre em tecer complexas teias que surpreendem intensamente o leitor.
Para mim foi um prazer ler mais este livro da autora pois muitas vezes dei por mim a exclamar: "ah foi isto que aconteceu"...."oh mas não deve ter sido assim"...."deve haver algo por esclarecer" e chegando ao fim com o encaixe de todas as peças do puzzle é que o leitor percebe toda o alcance e dimensão dos segredos do passado.
CLASSIFICAÇÃO: 6. Excelente!
2 comentários:
Onde você comprou o livro? Ta em português brasileiro?
Olá Luri
O livro pode ser adquirido na Fnac ou Wook ou Bertrand. Está escrito em português de Portugal.
Enviar um comentário