"A Abadia de Northanger" foi o clássico escolhido para o desafio de Dezembro de 2012 - Jane Austen. Embora me tenham dito que a autora tem outros livros melhores, nomeadamente "Orgulho e Preconceito" e "Persuasão", optei por este e embrenhei-me na história da jovem Catherine Morland.
Catherine é uma jovem que se sente amaldiçoada pela sua sorte muito por culpa da pacatez da sua vida sem acontecimentos e emoções até que a sua sorte muda quando é convidada pela família Allen para passar uns dias no balneário de Bath, em Inglaterra.
A emoção aparece então na vida de Catherine Morland quando começa a ir a bailes, a teatros, a fazer passeios e a conhecer novas pessoas.
Através da escrita, a autora Jane Austen consegue transportar-nos para um ambiente cheio de glamour, emoção, ambiente esse pelo qual Catherine acaba por se deslumbrar.
Ao viver esta nova experiência, Catherine trava conhecimento com os jovens John Thorpe e Henry Tilney, ao mesmo tempo que cria amizade com Isabella - irmã de John Thorpe.
A jovem Catherine Morland vê-se dividida entre dois amores e o no seu coração reina a dúvida quanto aos seus sentimentos.
Quando Catherine é convidada para passar uns dias na Abadia de Northanger, propriedade dos Tilney, a autora Jane Austen acaba por nos remeter para uma parte da história marcada por uma aura de mistério.
A abadia ancestral carrega um espírito sinistro que levará Catherine a imaginar crimes, mistérios e conspirações.
"A Abadia de Northanger" remete-nos para uma época clássica repleta de beleza, educação, classes sociais e convívio. Simultaneamente, este livro gira em torno da personalidade particular da jovem Catherine Morland e das suas aventuras e amores. Na trama sobressaem igualmente outras personagens secundárias que vêem a sua vida cruzar-se com a vida de Catherine, sendo que elas próprias vão viver as suas experiências, amores e desamores.
O espírito fantasioso e criativo de Catherine Morland acaba por conferir dramatismo ao enredo, ao passo que a escrita da autora é vincadamente tranquila.
Embora tenha sido uma leitura agradável, "A Abadia de Northanger" não foi dos Clássicos da Literatura que mais me cativou, sendo no entanto, importante realçar que o facto de ter lido este livro despertou a minha vontade de ler as outras obras da autora Jane Austen.
CLASSIFICAÇÃO: 3. Gostava de ter gostado mais!
1 comentário:
Achei o livro muuito irónico hehe O diálogo entre Catherine e John Thorpe acerca da literatura da época foi hilariante para mim.
Boas leituras!
Enviar um comentário