segunda-feira, 13 de maio de 2013

Porto Editora - Ficção Portuguesa - "O Segredo de Compostela"


O Segredo de Compostela, de Alberto S. Santos

Novo romance histórico do autor dos sucessos A Escrava de Córdova e A Profecia de Istambul

Título: O Segredo de Compostela
Autor: Alberto S. Santos Págs.: 480
Capa: mole Preço: 17,70 €

A Porto Editora publica, a 22 de maio, O Segredo de Compostela, o novo romance histórico de Alberto S. Santos, Presidente da Câmara de Penafiel e organizador do prestigiado evento literário Escritaria. A sessão oficial de lançamento acontece nesse mesmo dia, no Rivoli Teatro Municipal, no Porto, às 21:15, no âmbito do ciclo literário Porto de Encontro.



Afinal, quem está sepultado no túmulo, em Santiago de Compostela? E qual o sentido atual das peregrinações? A obra levanta algumas dúvidas, mas faz muito mais do que isso. Para Francisco José Viegas, este é um romance «para ler até ao fim. E reler». Nele, «depois de A Escrava de Córdova, mas sobretudo depois da aventura de A Profecia de Istambul, Alberto S. Santos desenha um cenário de grandiosidade e nostalgia onde as personagens participam na reconstrução da história de Santiago».


A capa do sucessor dos bestsellers A Escrava de Córdova e A Profecia de Istambul (mais de 25 mil exemplares vendidos, em ambos os casos) foi escolhida através de uma votação realizada no Facebook e que contou com centenas de participações.

SINOPSE 

O dia 28 de janeiro de 1879 tinha tudo para ficar marcado na história da cristandade. Depois de dias suados de escavações na catedral de Compostela, foi encontrado o túmulo onde se acreditava que repousavam os ossos do santo apóstolo.

Mas e se no destino final a que nos conduzem os místicos caminhos de Santiago se esconder um dos segredos mais bem guardados do Ocidente? Prisciliano, líder carismático do século IV e pioneiro defensor da igualdade das mulheres e dos valores do Cristianismo primitivo, é a figura preponderante neste enigma secular. Comprometido com a força da sua espiritualidade, viveu no coração os sobressaltos de um amor proibido, envolto em ciúmes e intrigas.

Ainda que aclamado bispo pelo povo, Prisciliano tornou-se no primeiro mártir da sua Igreja, a quem a História ainda não prestou o devido reconhecimento.

Depois de extraordinárias revelações, descubra neste fascinante romance respostas às inquietações que atravessam os tempos: Afinal, quem está sepultado no túmulo?

Qual o sentido atual das peregrinações a Santiago de Compostela?

PRIMEIRAS PÁGINAS
Disponíveis aqui.

OPINIÃO

O Segredo de Compostela é uma obra genial de ficção histórica que se lê com enorme prazer. Sustentado numa sólida investigação e através de uma hábil narrativa, o seu autor desvenda a vida, o pensamento e a ação de Prisciliano, uma das figuras mais fascinantes e controversas da Galécia romana do século IV, ao mesmo tempo que nos faz mergulhar no complexo universo de institucionalização do Cristianismo no Império Romano.
Manuela Martins
Professora Catedrática da Universidade do Minho, arqueóloga

O AUTOR

Alberto S. Santos é advogado, formado pela Universidade Católica Portuguesa, exercendo atualmente funções públicas. É natural de Paço de Sousa, Penafiel, onde reside.

O Segredo de Compostela é o seu terceiro romance, seguindo-se aos bestsellers A Escrava de Córdova (2008) e A Profecia de Istambul (2010).

1 comentário:

catherine disse...

Tou a ler agora a Profecia de Istambul. É giro... :)