quarta-feira, 6 de abril de 2011

"A Sombra do Medo" (R. J. Ellory): OPINIÃO

Como qualquer "viciada" em livros quando vi este como Livro da Semana da Presença aproveitei logo para o comprar.

A sinopse despertou curiosidade em mim ao perceber que este livro iria debruçar-se sobre uma série de assassinatos de meninas pequenas na pequena comunidade de Augusta Falls.

Logo no prólogo é a voz de Joseph Vaughan que nos chega. Joseph Vaughan era uma criança quando estes crimes começaram a acontecer na sua comunidade e, agora já crescido, olha para trás e conta-nos tudo o que viveu.

Assim é através do relato do jovem Joseph que vamos ficar a conhecer Augusta Falls, os seus habitantes e o início destes crimes.

Quando o primeiro crime acontece em Augusta Falls todos ficam surpreendidos, mas à medida que outros crimes vão sendo cometidos toda a comunidade começa a viver numa atmosfera de medo e terror.

O jovem Joseph fica impressionado com os acontecimentos. Aliás, estes mesmos acontecimentos e a sua recordação acompanhá-lo-ão ao longo da sua vida, não os esquecerá.

Temos o relato de Joseph que agora no presente olha para o passado e vê que aqueles crimes o marcaram e o "perseguiram" toda a sua vida. Aliás, fiquei impressionada com a dureza da vida de Joseph que além de se ter visto confrontado com mortes na sua infância, vai também ter uma adolescência e idade adulta bem complicada, cheia de aventuras e sobretudo de perdas traumáticas.

As investigações não dão em nada e, apesar de o jovem Joseph ter criado um grupo para tentarem descobrir o assassino, tal esforço é em vão.

Quando os crimes param parece que tudo voltará à normalidade mas tal não acontece no espírito de Joseph que continua com a necessidade de descobrir o assassino. E será que os crimes acabaram mesmo?

Este é um livro que aborda um tema duro: a morte de meninas pequenas. E, ao mesmo tempo, é a história de Joseph cuja vida fica marcada por essas mesmas mortes.

Apesar de não ter sido um livro que deixou o meu coração aos pulos de entusiasmo foi uma leitura bem boa que me deixou de boca aberta quando cheguei ao fim e percebi quem era o assassino...nem podia acreditar!

Li praticamente metade do livro num 1 dia e, como tal, isso só pode significar 2 coisas: que o livro é bom e que eu sou muito persistente lol.

CLASSIFICAÇÃO: 5. Bom

Sem comentários: