terça-feira, 25 de outubro de 2011

"Darling Jim" (Christian Mork): OPINIÃO!

Tive oportunidade de ler "Darling Jim" graças a um convite da Editorial Presença para participar numa iniciativa inédita de Leitura Conjunta/Diário de Leitura no facebook e a quem agradeço desde já a oportunidade.

Assim que li a sinopse de "Darling Jim" do autor Christian Mork fiquei curiosa. Pensei cá para mim: "o que sairá deste livro?"

Entrei na história de mansinho e fui logo confrontada com a descoberta de 3 cadáveres numa casa: a Tia Moira e as suas sobrinhas. Fiquei pasma como seria de esperar com um início tão directo.

E depois desta entrada triunfal na leitura fui-me embrenhando na história. Entrei no diário de uma das sobrinhas mortas - Fiona - e fui começando a conhecer a história: quem era a tia Moira, porque é que Fiona e Róisin estavam a viver com a sua tia, como era a sua relação.

E eis que chega o momento pelo qual vinha ansiando dado os comentários feitos no Diário de Leitura no facebook: eis que aparece o tão famoso Jim - o querido ("darling") Jim. E pronto a partir daí a leitura nunca mais foi a mesma: Jim exerce um fascínio inacreditável sobre as mulheres: Fiona conhece-o o fica perdida de amor por ele. Conhecemos um Jim sedutor e, aos poucos e poucos, um Jim perigoso, misterioso...quem será afinal Jim?

Mas Jim não encantará só Fiona: ele conquista quem quer e vamos ter várias surpresas ao longo do livro. Jim é um mestre da sedução perigoso e a vida de uma pequena terra jamais voltará a ser a mesma desde que Jim chega...e mesmo quando desaparece os efeitos de Jim continuam a sentir-se.

Entretanto viajamos por mundos de lendas, histórias, contos de fadas e mistérios. E eis que nos chega o Diário de Róisin: o que terá ela para nos contar? Aos poucos vamos fazendo descobertas.

E até ao final do livro acompanham-nos algumas dúvidas: quem é Jim e quem matou Moira e duas das suas sobrinhas?

O carteiro Niall que encontrou o diário de Fiona fica intrigado e não quer deixar que a memória das irmãs mortas seja esquecida, pelo que irá embarcar numa aventura única para descobrir a verdade.

Christian Mork conseguiu criar um livro cheio de histórias e personagens e momentos, de uma forma tão coerente e sedutora, que chegando ao fim não sabemos em que género literário encaixá-lo, ficando a vontade de que Jim volte noutro livro futuro do autor.

Finda a leitura deste livro, deixo-vos aqui o que senti e escrevi sobre o livro no Diário de Leitura do facebook:

"Pois é o tão aguardado livro "Darling Jim" está finalmente disponível nas livrarias e para todas as pessoas que acompanharam este diário de leitura a expectativa deve ser imensa. Como tal, só posso dizer uma coisa: vão comprar! E vocês perguntam-me: "Mas oh Diana em que género tu inseres este livro?" e eu digo-vos sinceramente: este livro não pode ser inserido num género apenas - ele é muito mais vasto que isso e, talvez por esse motivo, tantas surpresas e exclamações e arrepios e sorrisos nos causou a nós enquanto o líamos e o íamos partilhando convosco nesta viagem conjunta de leitura. Para mim foi um livro que me conquistou não só pela história mas por todo o mistério que o envolve e por trazer à luz do dia os sentimentos e os perigos dos mesmos quando mal direccionados e sobretudo pelas personagens que dada a sua construção nos conquistaram e envolveram. Por isso agora que este diário de leitura está prestes a terminar já começa a bater a saudade pois foi uma experiência única e foi muito bom poder ir partilhando o que eu achava à medida que ia lendo. Agora é a vossa vez de o lerem: comprem e depois partilhem com o Refúgio dos Livros o que acharam, pensaram, sentiram. Fico à vossa espera porque Darling Jim continuará nas nossas mentes e a dar que falar durante muito mais tempo :D Até breve!"

CLASSIFICAÇÃO: 5. Muito Bom!




Podem visitar o site da Editorial Presença aqui!

E saber mais sobre "Darling Jim"
aqui!

4 comentários:

Ash disse...

Eu quero!! Um destes dias tenho que arranja. :)

Diana Barbosa disse...

Vale a pena Ash :)

Kézia Lôbo disse...

NOssa, a capa é linda, e essa resenha ficou demais, com certeza quero o livro! ADorei!

Diana Barbosa disse...

Kézia leia vale a pena na minha opinião :)