Embarquei na leitura d' "Os Amantes" com expectativa, pois foi a minha estreia com o autor John Connolly e a sinopse despertou a minha atenção.
O autor apresenta-nos Charlie Parker, um detective privado da Polícia de Nova Iorque que se encontra afastado do seu posto de trabalho e que decide então investigar uma situação que marcou a sua vida no passado.
O seu pai Will Parker, quando era polícia, matou um casal de namorados e, como tal, Charlie Parker decide descobrir a verdade por detrás deste caso.
E assim o autor John Connolly transporta-nos para uma leitura onde nos dá a conhecer inúmeras personagens e onde aos poucos vai aguçando a curiosidade do leitor para o que terá levado Will Parker a cometer tal acto.
O leitor é convidado a viajar pelo presente de Charlie Parker marcado por acontecimentos profundos e também pelo seu passado e o da sua família, sendo que ficamos a conhecer qual a dimensão do impacto que este duplo homicídio teve na família Parker.
Somos levados a conhecer o mal sob uma forma particular e o autor leva o leitor a questionar qual o verdadeiro alcance do mal e quais as formas que pode assumir.
Enquanto leitora percepcionei o mal que nos é apresentado pelo autor como tendo uma dimensão algo fantasiosa.
O autor John Connolly traz-nos uma leitura interessante, sendo que para o leitor mais objectivo, esta entidade do mal possa parecer um pouco irreal.
É de salientar que "Os Amantes" é o primeiro livro do autor John Connolly que a Porto Editora lança, mas trata-se do 8º livro da série protagonizada por Charlie Parker. O 1º livro desta série foi editado pela Editorial Presença com o título "O Viajante Assassino".
Os livros intermédios entre o 1º e o 8º da série ainda não foram editados em Portugal, pelo que em "Os Amantes" considero que se perde um pouco do impacto do livro por não conhecermos todo um passado e evolução da história de vida de Charlie Parker.
Enquanto leitora considero que teria sido muito mais emocionante ler "Os Amantes" se antes tivesse tido a oportunidade de ler a série por ordem desde o seu início e, como tal, penso que seria importante as editoras apostarem na publicação de séries por ordem para assim cativarem de forma mais acentuada os leitores e cimentarem de maneira mais sólida estes novos autores entre os leitores portugueses.
CLASSIFICAÇÃO: 3. Gostava de ter gostado mais.
4 comentários:
Concordo com a tua opinião :)
Eu por acaso gostei do livro porque achei que houve ali uma mistura muito curiosa de elementos. Um pouco de policial, um pouco de sobrenatural e ainda todo um sentimento de pura maldade.
A Bertrand lançou agora um outro livro dele, 'Os Portões', mas não está relacionado com a série.
Beijinhos e boas leituras!
Morrighan acho que perdemos um bocado do efeito potencial desta série por causa da questão da falta da publicação dos restantes livros.
Concordo inteiramente contigo: mistura de policial com sobrenatural e maldade.
Tendo em conta que eu não sou dada ao sobrenatural e que prefiro policiais mais objectivos não fui conquistada como esperava.
Beijinhos e boas leituras!
Compreendo :)
Eu na vida real também não sou muito dada ao sobrenatural, mas na literatura gosto de ver até onde vai a imaginação e criatividade dos autores.
Pode ser que publiquem mais livros dele. Acho que o autor tem potencial.
Beijinhos :)
Pois no meu caso a minha formação académica leva-me a procurar nos livros objectividade no que toca ao comportamento humano: objectividade no sentido de se compreenderam as razões de determinados actos e ver isso explicado com base em algo mais sobrenatural não encaixa muito comigo eh eh.
Vamos lá ver se decidem publicar o 2º livro para podermos ler com alguma ordem.
Beijinhos :)
Enviar um comentário