Duas das minhas últimas leituras foram "A ofensa" e "Derrocada" de Ricardo Menéndez Salmón. Depois de ter lido estes dois livros muito directos e duros, precisava de ler um livro mais suave, com uma história mais macia, algo que me tocasse.
Foi através da sugestão de uma pessoa a quem agradeço :) que cheguei a "Tim" de Colleen Mccullough. Nunca tinha lido nada da autora mas como comprei o livro com a colecção da Revista Sábado decidi experimentar.
E que boa sugestão que me foi dada :D.
"Tim" é a história sobretudo de Mary Horton, uma mulher madura e solteira e de Tim, um rapaz de vinte e cinco anos extremamente belo que tem uma deficiência mental. No decorrer deste livro vamos acompanhando a história destas duas personagens principais entre as quais se estabelece uma relação lindíssima de amizade. Mary vê Tim pela primeira vez e fica fascinada com a sua beleza extraordinária e só depois descobre que Tim tem um atraso mental, mas tal facto não muda em nada o comportamento de Mary.
É a história de uma relação que se vai construindo, uma relação muito forte e bonita. Mary não faz distinção entre Tim e outras pessoas ditas "normais" e esse é um dos factores que fará Tim gostar de Mary.
Nesta história também ficamos a conhecer outras personagens, nomeadamente, Esme e Ron, pais de Tim, que para mim foram de uma doçura fascinante porque desde cedo tentaram fazer com que Tim não se sentisse diferente e conseguisse ser independente.
Para mim foi uma história tocante, de uma doçura extraordinária. Fez-me pensar sobre como nos relacionamos com algumas pessoas. Fez-me pensar que muitas vezes, se calhar insconscientemente, alteramos o nosso comportamente por pessoa x ou y ter determinada deficiência ou outro aspecto qualquer que a diferencia das pessoas "normais". Deveríamos pensar mais vezes nestes conceitos de "normal" e "anormal" (aquele que se desvia do habitual, da normalidade, dos padrões convencionados) e reflectir profundamente se afinal não somos todos diferentes e com particularidades que nos separam da normalidade. Fica o pensamento.
Recomendo sem qualquer reserva a leitura deste livro.
Sinopse:
"Num bairro acomodado de Sydney, Austrália, um grupo de operários trabalham na casa ao lado da de Mary Horton, uma mulher madura e solteira, cuja vida tem sido basicamente dedicada ao trabalho. quando o seu olhar encontra entre os pedreiros Tim Melville, um jovem de perturbadora beleza e sorriso resplandecente, que padece de uma deficiência mental, Mary pede-lhe que se encarregue do seu jardim e acaba por desenvolver uma profunda amizade com o jovem adónis. Uma relação que modificará ambos, já que a luz interior dele acabará por regenerar a sua vida, e a sua sabedoria despertará nele um desejo de melhoria pessoal..."
CLASSIFICAÇÃO: 6. Excelente
10 comentários:
Que resenha mágnifica Diana!
Tenho esse livro cá em casa, dada a tua opinião será uma das proximas leituras :D
bjinhs
Há muito que este livro está na minha lista.
Gostei da tua opinião!
B. e Iceman eu adorei o lindo. Achei-o muito bom. Se têm este livro aconselho-vos a leitura sem dúvida.
Beijinhos
Foi dos últimos livros que li em 2009 e adorei. É simplesmente fabuloso e comovente e adorável.
Tenho a minha opinião dada aqui:
http://branmorrighan.blogspot.com/2009/12/tim-colleen-mccullough.html
Fiquei cheia de vontade de ler mais da autora, como por exemplos, Pássaros Feridos, mas infelizmente ainda não pude comprar.
Beijinhos e boas leituras ***
Também tenho este livro mas ainda não tive oportunidade de o ler.
Com a tua opinião fiquei ansiosa por esta excelente leitura!
é sem duvida um livro simples e muito tocante, e magnifico, foi a minha ultima leitura de 2009, e talvez uma das grandes surpresas do ano, parabens pelo teu post e pela tua opinião que vai tão ao encontro da minha.
Experimenta também "Pássaros Feridos", da mesma autora! Também saíu na colecção da revista Sábado.
Tenho este livro já à algum tempo mas ainda não o li vai para a minha lista.
Boas leituras :)
Acabei de reler, após de ter lido a primeira vez há 30 anos.
Sem dúvida, um dos melhores romances que já li. Tocante e lindo!
Recomendo.
Enviar um comentário