sexta-feira, 15 de outubro de 2010

"Murmúrios da Morte": OPINIÃO

Quando encontrei esta novidade em vários blogues dedicados aos livros fiquei logo atenta à sinopse.

Embora nunca tivesse lido nada de Simon Beckett a sinopse despertou-me curiosidade e foi um livro que entrou automaticamente para a minha listinha de livros a comprar no Natal (depois das compras na Feira do Livro do Porto ando a controlar os gastos em livros lol).

Entretanto fui participando em passatempos para este livro e, embora já tenha tido sorte em alguns passatempos, nunca pensei ter sorte desta vez! E não é que consegui ganhar este livrinho no blogue Páginas Desfolhadas? Fiquei mais que contente como devem imaginar.

Não peguei no livro assim que o recebi em casa porque tenho de me "obrigar" a ler outros géneros além de policiais lol. Mas assim que terminei a minha leitura foi com grande expectativa que peguei em "Murmúrios da Morte".

Nesta história acompanhamos David Hunter, um antropólogo forense que vai ajudar a desvendar um crime com contornos misteriosos.

Esta personagem já vem de outros livros de Simon Beckett: "A química da morte" e "Escrito nos ossos" e em "Murmúrios da Morte" vamos lendo passagens que nos remetem para o passado de David Hunter e ficamos curiosos para ler os livros anteriores para ficarmos a saber o que lhe aconteceu.

No entanto, estas breves referências relativas ao seu passado não interferem na compreensão da história de "Murmúrios da Morte", sendo que podem ler este livro sem terem lido anteriormente os outros. Acontece apenas que estas referências nos aguçam a curiosidade em relação aos outros livros.

Assim, neste livro vamos acompanhar a tentativa de desvendar um crime quando um corpo em elevado estado de decomposição é descoberto numa cabana. E perguntam vocês: e que tem isso de tão interessante? O interessante é que o grau de decomposição do corpo aponta para que o crime tenha sido cometido à cerca de uns 6 dias mas a grande quantidade de sangue na cabana não coincide com esta cronologia da morte. E agora pensam vocês: assim já fico curioso! Pois foi o que me aconteceu a mim. Agarrei-me ao livro. Fui acompanhando David Hunter. Conheci personagens na área forense deveras intrigantes e inteligentes.

O autor leva-nos a outros corpos, outros crimes, outros mistérios: e será que há um assassino em série? Será que ele está vários passos à frente dos criminologistas? Ao lermos parece que sim. Que efectivamente o assassino é muito esperto e consegue antecipar-se a esta equipa de investigadores, quase que brincando com eles como se fossem as peças de xadrez no seu jogo doentio.

É um livro com descrições muito detalhadas e anotações muito reais às técnicas forenses.

Um livro rico em mistério e personagens construídas de forma consistente.

E para ajudar mais à festa com um assassino que eu pelo menos nunca imaginei!

É um autor a quem prestarei mais atenção futuramente sem qualquer dúvida!

CLASSIFICAÇÃO: 6. Excelente!

4 comentários:

Prazer da Leitura disse...

Olá Diana!
Eu não sou muito fã de policiais :(
Mas a forma como tu dás a tua opinião sobre livros deste género, até parece que se trata de um filme. Deixas-me com uma curiosidade enorme...
Parabéns, é uma optima opinião :)
Bjs Bruna

Mira disse...

Olá Bruna.
Este livrinho tá na wish desde que saiu :P
Mas os anteriores, "A quimica da morte" e "Escrito nos ossos" já cá estão :D
O "Escrito nos ossos está em promoção na Presença.

Ainda não os li... não por falta de vontade, mas aparecem sempre outros livros q não pretendo guardar, o que faz com q lhes dê prioridade para viajarem até novas estantes.

De qualquer forma, a minha estante está à disposição se quiseres algum emprestado ;)

Bjocas e bom fim de semana.

Diana Barbosa disse...

Mira sou Diana e não Bruna lol.

A Bruna é que deixou o comentário anteriores.

A questão do empréstimo era para mim?

Um dia ainda te peço emprestado algum.

Óptimo fds.

Beijinhos

Mira disse...

Ai, desculpa.
Estava distraída e ao ler o final da msg da Bruna fiquei com o nome na cabeça :S
Só mesmo eu....
E sim, o empréstimo é pa ti ;)

Bjocas.