terça-feira, 1 de março de 2011

"Maldito Karma" (David Safier): OPINIÃO

Ora bem que dizer deste livro?

Primeiro que tem uma capa muito apelativa, um título que nos deixa com curiosidade e que li as suas 280 páginas em 2 dias lol.

Posso também dizer que nunca tinha lido nada do autor mas depois de ter lido este "Maldito Karma" estarei mais atenta ao autor David Safier.

E perguntam vocês: mas porquê? Que tem o livro de especial?

Pois passo a explicar: achei a escrita do autor muito inteligente, divertida e mordaz.

Acompanhamos a viagem de Kim, uma apresentadora de televisão cheia de sucesso, casada e com uma filha que morre e reencarna numa formiga. E pensam vocês "numa formiga? mas isso é tão fantasioso!"...sim pode ser considerado um pouco fantasioso para quem não acreditar na reencarnação ou então ter sido apenas uma forma do autor nos dizer que não sabemos o que nos acontece depois da morte e que os nossos actos em vida puderão ter consequências depois da morte.

Quando li as primeiras frases do livro fiquei logo presa: "O dia da minha morte não teve graça nenhuma. E não foi só porque morri. Para ser mais exacta, isso ficou mais ou menos em sexto lugar no ranking dos piores momentos do dia". Comecei logo a pensar o que poderia ser pior que a morte?

Embarcamos numa aventura. Uma escrita muito fluída. Capítulos muito pequenos. Muitos diálogos e acontecimentos.

Kim, enquanto foi viva, não foi boa pessoa: traiu o marido, negligenciou a filha e maltratou colegas de trabalho por isso quando morre reencarna numa formiga. Depois são peripécias atrás de peripécias, enquanto Kim vai morrendo sucessivas vezes e reencarnando noutros animais...quanto mais bom karma acumular melhor porque só acumulando uma boa quantidade de bom karma é que conseguirá viver de novo.

E foi durante esta jornada em que reencarnou em vários animais que Kim vai percebendo que realmente não se comportou bem em vida e que ainda tem sentimentos pelo marido e que sente saudades da filha.

Este livro é a viagem e a luta de Kim para voltar a viver e poder ter a oportunidade de rectificar os seus erros!

Efectivamente e, tal como diz no livro, este é divertido, ácido e terno. Tudo em simultâneo, porque embora nos possa parecer um bocado fantasioso, nos transmite lições e nos faz pensar nos nossos comportamentos em vida.

Foi um livro que me prendeu, daquelas leituras que me soube mesmo bem fazer, que me fez rir às gargalhadas ao ponto de chorar (sim porque quando me dá um ataque de riso à séria não consigo parar) e que me fez reflectir sobre a vida.

CLASSIFICAÇÃO: 6. Excelente!

6 comentários:

Pedacinho Literário disse...

Eu também chorei de riso! Este livro é simplesmente magnifico. Nunca pensei que fosse assim ... Tinha ouvido coisas boas mas daí a essa qualidade, efectivamente, se encontrar escrita é complicado ... Mas, bem, este superou todas e mais algumas expectativas. Maravilhoso. Mesmo!

Diana Barbosa disse...

Eu também adorei :) é daqueles livros que nos faz bem!

Jornal disse...

Estou na recta final deste livro. A falta de tempo fez com que não o conseguisse ler em 1 ou 2 dias. Hoje devo terminar e é um dos meus preferidos. Tenho dado gargalhadas como nunca dei com um livro.

Diana Barbosa disse...

jornal é um livro realmente cativante não é? Damos tamanhas gargalhadas que até nos limpa a alma sabe mesmo bem. Depois diz o que achaste do livro quando terminares :)

Anónimo disse...

Mas o que eh o Karma? ja tentei pesquisar mas nao me expliqem o que eh exactamente.

Podem me explicar? xp

Diana Barbosa disse...

Podes ler tudo sobre Karma aqui:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Carma

:) espero ter ajudado