quarta-feira, 29 de junho de 2011

"Miral" (Rula Jebreal): OPINIÃO!

Ao embarcarmos nesta leitura vamos viver, sentir, experienciar e entender o drama do povo palestiniano através de uma das suas mulheres.

Ao longo das páginas de "Miral" vamos conhecer algumas personagens fortes que nos vão conduzir para o conflito intenso entre Palestina e Israel e vamos ser transportados para um mundo completamente à parte daquele que nós conhecemos.

Iniciamos a leitura e ficamos a conhecer imediatamente uma mulher forte: Hind Husseini. E digo forte porque ao encontrar cerca de 50 crianças abandonadas faz todos os esforços para as acolher e salvar. E é quando Hind cria um orfanato que a vida de inúmeras crianças ficarão a salvo.

Vamos conhecer muitas personagens, cada uma delas com as suas vivências e experiências e modos de perspectivar a realidade deste conflito.

Mas pessoalmente a que me marcou mais foi precisamente "Miral" que dá o seu nome ao título do livro e que me para mim se tornou um exemplo de força e luta. Miral, assim como a sua irmã, foram entregues ao orfanato de Hind pelo seu pai, por este considerar que no orfanato teriam as condições para crescerem da melhor forma: um cantinho de amor e um local de educação profunda.

Aliás, é esta paixão de Hind pela educação - por considerar que são as crianças educadas de hoje, adultos de amanhã - que serão a força para resolver este conflito que se vai arrastando. Hind crê de forma convicta que é através da educação, da inteligência e da palavra que o conflito israelo-palestiniano será resolvido.

E Miral, por sua vez, também valoriza o papel da educação, mas simultaneamente, ficamos a conhecer uma jovem cheia de necessidade de se manifestar, de agir, de fazer algo para que algo realmente mude.

E é esse balanço "educação - acção/manifestação nas ruas" que nós vamos acompanhar através de Miral.

Claro está que este livro excepcional nos brinda com muitas mais personagens marcantes, com um papel activo e uma consciência profunda deste conflito, mas para as ficarem a conhecer aconselho-vos a leitura deste livro.

Através de uma narrativa fluída somos transportados para um mundo que não é o nosso e é de forma intensA que o vamos viver através de todas as personagens!

Sem dúvida um livro a ter em conta na minha opinião.

CLASSIFICAÇÃO: 5. Muito Bom!

2 comentários:

cris disse...

Este só pela sinopse se vê que é uma leitura obrigatória...Vou ler brevemente!
Bjs
Cris,
http://otempoentreosmeuslivros.blogspot.com

Diana Barbosa disse...

Vale a pena Cris

Depois vou espreitar a tua opinião no teu blogue :)