sexta-feira, 19 de outubro de 2012

"Um Dia Naquele Inverno" (Sveva Casati Modignani): OPINIÃO!

Sveva Casati Modignani é considerada a signora do bestseller italiano e já conta com vários romances publicados pela Porto Editora. No entanto, eu nunca tinha lido nada desta autora e finda a leitura de "Um Dia Naquele Inverno" posso-vos dizer que é uma autora que começarei a seguir com mais atenção.

Neste romance, a autora apresenta-nos os Cantoni: uma família italiana proprietária de uma prestigiada fábrica de torneiras que é mestre em guardar segredos.

A autora leva-nos com mestria por uma narrativa onde os elementos desta família são as personagens principais e à volta das quais gira toda a acção: cada elemento Cantoni tem o seu segredo e a dinâmica familiar é tão própria que já há uma intuição intrínseca de que estes segredos são para ser mantidos e não comentados.

A francesa Léonie entra na família quando se casa com Guido, o neto da matriarca Bianca, também ela figura de destaque pela sua loucura e excentricidade e, desde logo, intui esta dinâmica familiar do silêncio dos Cantoni adaptando-se, enquanto ela própria esconde o seu segredo.

Léonie é uma mulher exemplar, uma esposa afectuosa, uma mãe carinhosa e uma trabalhadora dedicada ao negócio da família Cantoni, o que não a impede de se ausentar todos os anos no dia do solstício de inverno.

A escrita da autora Sveva Casati Modignani conquista desde a primeira página: a forma como através da voz das várias personagens se vão desvendando os segredos desta família cativa o leitor aguçando-lhe a curiosidade.

As personagens possuem traços profundos de realismo e o facto de esconderem segredos credíveis levam o leitor a criar uma empatia forte com a família Cantoni, tornando a leitura simultaneamente tocante e misteriosa.

A meu ver a autora Sveva Casati Modignani coloca a nu, de forma surpreendente, não só segredos mas também sentimentos, expectativas, relações e laços familiares.

Em suma, "Um Dia Naquele Inverno" cativa pela narrativa repleta de fluidez, pela escrita serena e pelo ambiente de mistério e romantismo.

CLASSIFICAÇÃO: 6. Excelente!


4 comentários:

risonha disse...

eu já li dois ou três livros da autora e fiquei fã, tenho dois livros dela na estante para ler... experimenta ler o "Mister Gregory", de certeza que vais gostar.

Diana Barbosa disse...

Risonha vou anotar a tua sugestão :) obrigado. Já leste da autora "A Viela da Duquesa"?

jorinha disse...

Foi esse o livro que me fez apaixonar pela escrita dela. Achei simplesmente fabuloso.

Diana Barbosa disse...

Esta foi a minha leitura estreia com a autora e fiquei com muita vontade de ler outros livros da Sveva :)